Ir para o conteúdo principal

Município da Mealhada distinguido com bandeira verde em Pombal

03 outubro, 2011

Município da Mealhada distinguido com bandeira verde em Pombal
O Município da Mealhada foi distinguido, na passada quinta-feira, dia 29 de Setembro, no Mini-AuditÓrio do Teatro-Cine, em Pombal, com a bandeira verde, o galardão máximo da iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, ECOXXI. A Câmara Municipal foi galardoada por ter superado os objectivos definidos no que respeita a boas práticas de sustentabilidade em 2010. Mais um ano em que a Mealhada leva para casa o prémio que reconhece o seu percurso no sentido da sustentabilidade, entregue nas mãos da vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Pinheiro.

O objectivo central do ECOXXI é promover as boas práticas e as políticas de sustentabilidade locais, começando por desenvolver uma acção pedagÓgica junto dos municípios, em prol do ambiente e do desenvolvimento sustentável. Inspirado nos objectivos da Agenda 21, o programa procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade.

O projecto representado, a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa contou, este ano, com a candidatura de 35 municípios. O ECOXXI 2010/ 2011 veio agora distinguir o desempenho desses candidatos, numa cerimÓnia que decorreu, na passada quinta-feira, em Pombal.

O Município da Mealhada conseguiu arrecadar a bandeira verde, tendo sido um dos dois concelhos do distrito de Aveiro a receber o galardão máximo, sendo que o outro foi águeda. Uma distinção que se explica pelo facto de o município ter alcançado um índice superior a 60% dos objectivos propostos para o ano 2010. “O Município da Mealhada participa desde 2006 neste certame anual que visa avaliar, valorizar e premiar boas práticas ambientais em Portugal. Tem vindo a registar uma melhoria gradual e constante dos seus resultados globais, evoluindo dos iniciais 36% para os 64,6% na avaliação relativa 2010. Este comportamento dos resultados reflecte bem o esforço de investimento municipal na melhoria dos seus níveis e padrões de qualidade na prestação de serviços aos munícipes, mas também a crescente sensibilidade destes para as questões ambientais e da cidadania”, comenta o vereador do Ambiente da Câmara Municipal. Contudo, a posição de Júlio Penetra vai mais além. Este afirma que, apesar de serem “resultados que nos orgulham a todos, não nos devem satisfazer e muito menos acomodar, dada a consciência do largo espaço de progresso que nos falta percorrer”.

O vereador do Ambiente confia, ainda, que “o trabalho que está a ser desenvolvido, neste momento, no âmbito da Agenda Local 21, promovendo o aumento dos níveis de participação da população serão uma garantia de que no futuro continuaremos a melhorar a nossa performance em políticas, práticas e acções com vista a uma maior qualidade ambiental e uma maior predisposição e disponibilidade de todos para a sustentabilidade do nosso territÓrio local e por extensão nacional e mundial”.

Os 35 municípios galardoados no âmbito da edição deste ano do ECOXXI foram: águeda, Abrantes, Alandroal, Albufeira, Amadora, Avis, Beja, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Celorico da Beira, Coimbra, Estarreja, évora, Golegã, Lagos, Lisboa, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Olhão, Peniche, Pombal, Porto, Santo Tirso, Sesimbra, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia.

(2011-10-03) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...