Loja Social vai fazer um ano e quer reforçar o seu papel

30 setembro, 2011

Loja Social vai fazer um ano e quer reforçar o seu papel
A Roda Viva – Loja Social da Mealhada completa um ano no prÓximo dia 6 de Outubro. O espaço de partilha e solidariedade entre a comunidade municipal tem-se revelado eficaz e o objectivo central de suprir as necessidades básicas dos mais carenciados tem sido cumprido. O motivo leva a Câmara Municipal a querer assinalar a importância do projecto, com o mês de Outubro a servir de emblema deste sucesso e de um novo despertar para a urgência de ajudar quem mais precisa.

A Loja Social do município abriu as portas há quase um ano. Outubro é, assim, um marco para a Acção Social e, ao longo deste mês, a autarquia pretende dar maior visibilidade ao projecto, no sentido de poder dar continuidade ao seu êxito, apelando ao sentido solidário e torná-lo, cada vez mais, num projecto colectivo.

O importante é que não se despreze o papel da Loja Social e que se aproveite o seu sucesso para fomentar a participação da população na resolução dos problemas sociais. Recorde-se que, a doação de bens, por particulares ou empresas, é apoiada num processo de atribuição racional e criterioso, dotada de condições técnicas de identificação, caracterização e investigação social das situações de carência, bem como dos meios logísticos e operacionais de angariação e distribuição de bens.

Promover campanhas e acções que impulsionem a articulação entre quem pretende dar e quem precisa de receber continua a ser um dos desígnios fundamentais do plano de resposta social da Roda Viva e o sector da Acção Social da Câmara está, por estes dias, a definir um plano de acção e a melhor estratégia para a sua comunicação. Fazendo um balanço do primeiro ano de actividade da Roda Viva, a Acção Social da autarquia pretende identificar o melhor caminho a seguir no futuro, aproveitando a experiência em terreno adquirida neste período e fazer os ajustamentos que a realidade social em permanente mutação recomendam.

Entretanto, a sugestão que deixa o vereador da Acção Social, Júlio Penetra, é que “cada um de nÓs, pessoas singulares e empresas, comecemos a pensar na melhor forma de oferecer uma ‘prenda’ à Loja Social no seu primeiro aniversário”.

(2011-09-30) - Press Release