Semana Mundial do Aleitamento Materno

03 outubro, 2011

Semana Mundial do Aleitamento Materno
A nutrição é um factor crucial para o crescimento e desenvolvimento da criança e é reconhecida como um direito pela Convenção dos Direitos da Criança. A alimentação adequada e o acesso a alimentos seguros e nutritivos são fundamentais na obtenção do mais alto padrão de saúde. O aleitamento materno é indispensável e universalmente recomendado. O seu abandono precoce, é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como um problema de saúde pública. A protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno é considerada uma prioridade mundial, quer nos países industrializados quer nos países em desenvolvimento.
A WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) tem como objectivo chamar a atenção mundial para o aleitamento materno. Anualmente, em sintonia com o emanado pela OMS, divulga um tema da agenda internacional, para o qual cria um logÓtipo ( ver acima) e um slogan cientificamente fundamentados, propostos para o desenvolvimento de ações nos diferentes países.

A Direção-Geral da Saúde e a WABA, definiram este ano como tema para a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011, Fale comigo! Amamentação - experiência “3D”, a decorrer de 3 a 9 de Outubro de 2011.

O tema desafia a um novo olhar (“3D”) sobre as dimensões da nossa prÓpria vida e propõe que os acontecimentos comuns, que ocorrem em determinado tempo e lugar possam ser partilhados, tornando a nossa experiência mais consistente. Apela para a mobilização de todos, especialmente das gerações mais jovens, à volta do aleitamento materno e sugere que usando as nossas prÓprias vozes, conversemos sobre a amamentação como importante para a saúde, para o bem-estar e para os direitos da mulher e da criança, bem como para o meio ambiente, e para o desenvolvimento social.

A UCSP da Mealhada (Centro de Saúde da Mealhada) associa-se este ano, às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno e vai desenvolver durante esta semana algumas iniciativas. De 3 a 7 de Outubro iremos ter no Centro de Saúde e nos pÓlos postos de promoção do aleitamento materno. Serão projectadas algumas mensagens alusivas ao aleitamento materno no outdoor publicitário, junto ao Cine-teatro Messias.

No dia 7 de Outubro de 2011, pelas 14:30, vai realizar-se no Centro de Saúde da Mealhada, um Workshop sobre Aleitamento Materno, dirigido a toda a comunidade, especialmente a grávidas e mães que estão a amamentar. Iremos partilhar experiências de amamentação e abordar alguns conteúdos relevantes:
Recomendações da OMS relativas ao Aleitamento Materno;
- Leite materno / leite de formula;
- Como amamentar;
- Intercorrências mais frequentes durante a amamentação: fissuras; ingurgitamento; mastite;
- Papel do pai/família durante a amamentação;
- Como manter a amamentação quando a mãe tem que se separar do bebé;
- Legislação;
- Onde e como obter apoio em amamentação.

Façamos da Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano uma experiência verdadeiramente "3D", uma oportunidade para a expansão e um investimento num futuro mais saudável.
“Amamentar é nutrir e amar”

Bibliografia:
CATTANEO, Adriano [et al.] – Protecção, promoção e suporte ao aleitamento materno na Europa: um projecto em acção [em linha]. Itália: [s.n.], 2004. [Consult. 2 Jun. 2011]. Disponível em WWW: www.ilca.org/files/resources/international_regional_documetns/Blueprint%20Portuguese.pdf.
PRESS RELEASE - Semana Mundial Aleitamento Materno- SMAM2011 3 a 9 Outubro – Portugal. [em linha]. 2011. [Consult. 28 Set. 2011]. Disponível em: www.saudereprodutiva.dgs.pt.