Bibliomealhada completa 4 anos a levar cultura às povoações do concelho

03 novembro, 2011

Bibliomealhada completa 4 anos a levar cultura às povoações do concelho
Em 2007, no dia 5 de Novembro, a Câmara Municipal estreava o projecto Bibliomealhada, a biblioteca itinerante do município da Mealhada. O espaço de cultura e conhecimento sob rodas está, assim, a dois dias de completar, quatro anos a levar “mil folhas, mil viagens, milhares de leituras, milhares de imagens” a todas a povoações do concelho, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, e a sua inclusão na sociedade da informação. Circulando pelos diversos recantos do município e parando em mais de 20 lugares, o bibliomÓvel tem ofertas para todos os gostos e o público não escolhe idades. Entre crianças, adultos e seniores, a procura é grande e os novos utilizadores tendem a aumentar.

Com cores que saltam à vista, o pitoresco autocarro, com 50 lugares, foi idealizado por funcionários da autarquia que o transformaram na biblioteca mÓvel que, nos últimos quatro anos, tem palmilhado as oito freguesias do concelho com o desígnio de levar a todos os cidadãos do município as obras e alguns serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada.

Baptizado de Bibliomealhada, o vistoso veículo em tons de amarelo, verde e laranja aproveita cada metro quadrado reunindo no seu interior uma área para ler e ouvir música, um pequeno anfiteatro para assistir a filmes, documentários e outras produções audiovisuais e, ainda, uma zona equipada com computadores, com acesso gratuito à Internet.

Enfim, um espaço exíguo com um desígnio grandioso: promover a leitura junto dos munícipes de diferentes faixas etárias e, ainda, possibilitar a aprendizagem das novas tecnologias da informação. O transporte que leva a cultura “porta-a-porta” facilita, igualmente, o empréstimo domiciliário que contempla um “pacote” que inclui três livros, um CD e um DVD.

Há quatro anos a Câmara Municipal revelava projecto “pioneiro” e “inovador”
O espaço de cultura itinerante criado pela Câmara Municipal da Mealhada foi, na altura da sua inauguração, considerado pelo edil Carlos Cabral como “um projecto “inovador nos tempos de hoje, mas não inovador na ideia”. O presidente da Câmara manifestou a intenção de “seguir um exemplo antigo que nos marcou profundamente”, referindo-se à biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian, “que nos deixou este vício adorável da leitura”, frisou. A novidade, que fez dele um projecto “pioneiro”, foi ter aproveitado “uma ideia antiga, modernizando-a e actualizando-a, enriquecendo-a, por exemplo, com a oferta de computadores e acesso gratuito à Internet”.

Quatro anos depois, o presidente da Câmara continua a acreditar no projecto que aposta na promoção da igualdade de oportunidades no acesso à cultura e considera que o objectivo tem sido cumprido. Carlos Cabral equipara o lema que o Bibliomealhada tem perseguido ao longo da sua existência, ao conhecido adágio de Maomé – que diz que se este não vai à montanha, então é a prÓpria que vai a Maomé. Neste caso, são os produtos culturais que vão ao encontro das pessoas, às suas terras, escolas e instituições. De acordo com o autarca, este é um projecto que “por facilitar o acesso dos munícipes aos serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada e, no fundo, à cultura, tem tido muita aceitação”.

Bibliomealhada assinala data mostrando que “na biblioteca cabe toda a gente”
No mês do seu aniversário, o Bibliomealhada quer mostrar às crianças que a biblioteca é um lugar para todos e que todos podem fazer parte dela. Para isso, desafia os mais novos a desfrutar de uma histÓria de Mafalda Milhões, intitulada “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”. Assim, entre os prÓximos dias 8 e 11, os pequenos leitores são convidados a ir até ao bibliomÓvel comprovar se, juntamente com “todas as personagens das histÓrias que os livros nas estantes escondem”, cabem na biblioteca.

(2011-11-03) - Press Release