Ir para o conteúdo principal

Noite do Desporto volta a lotar Cine-Teatro Messias

01 fevereiro, 2012

Noite do Desporto volta a lotar Cine-Teatro Messias
O Cine-Teatro Municipal Messias lotou ontem à noite, na sexta edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada. Uma noite de distinções e de animação, dedicada aos desportistas do concelho e a todos os que, de alguma forma, já deram o seu contributo para o desenvolvimento do desporto no município. O evento foi, por força da actual conjuntura econÓmica, mais contido nos gastos, porém igualmente caloroso e entusiasmante, contando com a animação do artista Luís Portugal e de uma série de actuações de associações locais (Núcleo Fitness/Desporto da Associação CADES, Ballet do Hóquei Clube da Mealhada e, ainda, a artista “Mami” - Maria Manuel Pinheiro). A entrega dos prémios Carreira e Alto Prestígio, que homenagearam José Aldeia e Rosa Branca, respectivamente, foram dois dos momentos mais emotivos, fazendo mesmo a plateia ergue-se para aplaudir.

Mais um ano, mais uma Gala Desportiva do Município da Mealhada. O “novo estado de coisas” – nas palavras do vereador do Desporto da Câmara Municipal – fez a autarquia ponderar a realização da sexta edição do evento, contudo “a resposta, encontramo-la em vários sinais como este, ao vermos esta sala cheia de entusiasmo e expectativa”, assim o diz Júlio Penetra. Deste modo, e porque a “crescente actividade das nossas associações” e os “resultados alcançados pelos nossos atletas e as nossas equipas, no plano regional e nacional” o justificam – afirma o vereador – a Gala “é para continuar!”. E sustenta: “Cada vez com mais rigor, é certo, sem desperdícios e maior controlo nos consumos e despesas de funcionamento das instalações, mas para continuar!”.

Neste contexto, cumpriu-se a sexta edição da iniciativa organizada pela Câmara Municipal, como forma de reconhecimento e agradecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área a nível concelhio, novamente conduzida por dois elementos da “casa”: Susana Oliveira e Luís Simões.

Uma noite em que foram divulgados os vencedores de Atleta do ano, Revelação do Ano, Dirigente do Ano, Treinador do Ano e Equipa do Ano. Para anunciar as “estrelas do desporto” de cada uma das categorias, subiram ao palco, por esta ordem, o jogador de futebol do Rio Ave FC João Tomás, ainda do mundo futebolístico o treinador do Beira-Mar Rui Bento, o árbitro internacional Artur Soares Dias, o futebolista da Académica Diogo Valente e o nadador olímpico Diogo Carvalho. (lista de vencedores abaixo)

A cerimÓnia ainda teve lugar para reconhecer o Mérito Desportivo a 22 atletas de várias modalidades. Mas, foram as distinções de Associação Desportiva do Ano, Alto Prestígio, Carreira e, também, Dedicação e Incentivo que suscitaram mais expectativa, uma vez que sÓ viriam a ser conhecidas no “calor do momento”. (lista de vencedores abaixo)

O Presidente da Câmara Municipal também fez questão de subir à tribuna para agradecer a todos aqueles que fazem parte, directa ou indirectamente, – “associações desportivas, atletas, a todos aqueles que dão seu esforço” – da Gala Desportiva do Município da Mealhada e que tornam possível a realização do evento.

Carlos Cabral congratulou, ainda, o empenho da Câmara que, “com muito cuidado”, “tem feito uma gestão dos dinheiros públicos”, o que dá a possibilidade de ter um município onde “em todas as freguesias” existem “os melhores equipamentos desportivos da região”, construídos ou apoiados pela autarquia.

O autarca revelou que o grande investimento que a Câmara Municipal faz é “essencialmente em instalações”, sentindo-se, porém, na obrigação de apoiar as associações desportivas por delas fazerem parte “as populações, os mealhadenses das oito freguesias do concelho”, admitindo que são esses associados e essas associações que “apoiam mais do que a prÓpria Câmara”. Assim, a iniciativa organizada pela autarquia é uma forma de “homenagear os 20 mil habitantes do município”, afirmou.

Para Carlos Cabral “o município da Mealhada, na área do desporto, tem uma grande perspectiva à sua frente” e, apesar dos muitos encargos que exigem, foram construídos equipamentos básicos que estão ao serviço da população. Desta forma, o município da Mealhada que, ao fim de oito anos, continua “sem dívidas a quem quer que seja” – reafirmou o edil – “com troikas ou sem troikas continuará a sua senda de progresso”, garantiu.

A terminar o discurso, o presidente da Câmara deu voz a um compromisso da equipa municipal: “Todos nÓs continuaremos a contribuir: apoiando o desporto, apoiando o desenvolvimento social e cultural, desenvolvendo economicamente o município da Mealhada”.

Os jornais locais “Mealhada Moderna” e “Jornal da Mealhada” fizeram-se representar no júri pelos seus directores, respectivamente Isabel Moreira e Nuno Canilho. A presidente da direcção da Associação CADES, Janine de Oliveira, o juíz-árbitro de ténis José Augusto Oliveira e o professor de Educação Física Luís Lima foram os restantes elementos que integraram o júri nomeado pela Câmara Municipal, estando ao mesmo destinada a total responsabilidade de avaliação de candidaturas, recolha de informação e selecção dos galardoados.


LISTA DE VENCEDORES:

Atleta do Ano | Miguel Costa – Atletismo (ADREP)
Miguel Costa obteve, no ano de 2011, resultados que o confirmam como uma forte esperança do atletismo nacional. Sagrou-se vice-campeão do mundo de Salto em Comprimento, no Campeonato Mundial Escolar na PolÓnia e foi considerado o Atleta Juvenil do Ano nesta disciplina pela revista “Atletismo”. Este atleta da Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça (ADREP) foi Campeão Distrital de Aveiro de Desporto Federado no escalão Sub-23 no Salto em Comprimento e no Triplo Salto. Conquistou, ainda, os títulos de Campeão Nacional do Mega Salto e de Campeão Nacional de Desporto Escolar no Salto em Comprimento e é detentor da melhor marca nacional do ano no escalão de Juvenis no Salto em Comprimento.

Revelação do Ano | Vasco Gois Bica – Ciclista de Downhill
Atleta de Downhill urbano e todo-o-terreno, o lusense Vasco Gois Bica teve uma época desportiva marcante, tanto em termos individuais como colectivos na equipa Quadra /Avalanche / VitÓria Janes. Obteve, em cadetes masculinos, na Taça de Portugal, três terceiros lugares, dois segundos e um primeiro sagrando-se, em termos gerais, vice-campeão nacional. No campeonato nacional, em GÓis, conquistou a terceira posição. Em provas internacionais de DHI, conquistou a 4.ª e a 8.ª posição das provas em que participou. Sagrou-se cumulativamente vice-campeão nacional em DHI e em DHU.

Dirigente do Ano | Luís Oliveira - Grupo Desportivo da Mealhada
Antigo atleta e glÓria do Futebol da Mealhada, Luís Oliveira – “Licas” – integrou o grupo de associados que através de uma Comissão Administrativa garantiram a continuidade do clube e a actividade desportiva de mais de 300 atletas e uma dezena de equipas em competição na modalidade de Futebol, a grande maioria nos escalões de formação. Para além de assumir a responsabilidade de porta-voz da Comissão Administrativa, Licas foi o potenciador da máxima “Jogar por Amor à Camisola” e de retorno à mística do clube.

Treinador do Ano | José Carlos Rocha – Juniores do Futebol Clube da Pampilhosa 2011/12
Antigo futebolista, descendente e pai de futebolistas, José Carlos Rocha tem dado ao longo de muitos anos todo o seu esforço pela prática desportiva, nomeadamente nos escalões de formação de jovens atletas. Na época de 2011/12, treina a equipa de Juniores do Futebol Clube da Pampilhosa, grande vencedora da série D da primeira fase do Distrital da 2.ª Divisão, apurada sem derrotas e treina também a equipa de Benjamins A.

Equipa do Ano | Iniciados masculinos do Hóquei Clube da Mealhada 2010/11
Depois de ter disputado a Fase 1 do Campeonato Nacional de Iniciados e de se ter sagrado vice-campeã regional, esta equipa foi vencedora do Torneio de Encerramento da Associação de Patinagem de Aveiro.

Associação Desportiva do Ano |Casa do Povo da Vacariça
Estendeu a sua actividade ao Desporto acolhendo e apoiando uma secção de andebol que vem crescendo e expandido a sua acção a cada vez mais atletas dos escalões de formação. No ano de 2011, a Casa do Povo da Vacariça teve em actividade várias dezenas de atletas nos escalões de Bambis, Minis (masculinos e femininos), Infantis, Iniciados e Juvenis. é a única associação desportiva do concelho a proporcionar a prática do andebol.

Alto Prestígio | Rosa Branca da Costa
Prestigiada professora de Educação Física, desempenhou funções de relevo em várias associações desportivas do concelho, dando um enorme contributo ao fortalecimento das equipas do Hóquei Clube da Mealhada com quem colaborou durante vários anos. Pessoa de uma dedicação e abnegação inexcedíveis, foi uma colaboradora incansável do Hóquei Clube da Mealhada deixando, ainda hoje, marcas no trabalho de alguns dos actuais técnicos do Clube, que na sua companhia desenvolveram as suas carreiras desportivas. Professora dedicada, rigorosa e exigente, disciplinou e orientou a carreira desportiva de muitos jovens, sendo que ainda hoje, de uma forma indelével e discreta, o faz no seio dos seus relacionamentos mais prÓximos. De registo, ainda, o facto de já depois da aposentação, continuar a incentivar a prática desportiva na comunidade, salientando-se ainda, o trabalho que desenvolve com jovens que necessitam de apoio físico-desportivo para candidaturas ao ensino superior.

Carreira | José João Batista Aldeia
Começou a jogar futebol no Grupo Desportivo da Mealhada, quando era ainda um adolescente. Daqui seguiu para o Nacional de Coimbra, regressando depois à Mealhada para jogar nos Juniores. O seu sucesso na defesa da baliza do desportivo chamou a atenção dos dirigentes do Sport Club União Torreense para onde se transferiu aos 19 anos. Fez um contrato semi-profissional cumprindo duas épocas, uma delas, de 1964/65, na primeira Divisão nacional. Nesta circunstância teve oportunidade de defrontar o Benfica e o grande Eusébio. O serviço militar obrigatÓrio em Moçambique interrompe o seu percurso desportivo e quando regressa, em 1968, volta à Mealhada, e mais uma vez às balizas do GDM. A vida levou-o a França arrancando-o à Mealhada do seu coração. Aqui regressa sem nunca ter deixado de amar o desporto e o GDM, sua eterna paixão.

Dedicação | José Carlos Silva (Andebol) e José Eduardo Fernandes (Natação)

José Carlos Silva
Professor de Educação Física de profissão, a paixão pelo Andebol foi um amor tardio. Mas nem por isso um amor pouco intenso. Obstinado, decidiu pôr mãos à obra e implementar a prática da modalidade – com a formação de crianças e jovens atletas – no concelho da Mealhada. Para isso, procurou sempre as melhores soluções, sem nunca vacilar e demandando o que, em cada momento, acreditava ser a melhor opção e o melhor caminho. Criou a secção de Andebol no Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Travasso, onde os jovens atletas puderam dar os primeiros passos. Anos depois estimulou a formação da secção de andebol da Casa do Povo da Vacariça, onde tem tido um papel determinante no desenvolvimento da modalidade e na promoção da actividade física.

José Eduardo Fernandes
Nadador, enquanto jovem e adolescente, no Sport Algés e Dafundo, cedo se apaixonou pela Natação. Instalando-se no concelho da Mealhada com a sua família acabou por conseguir, já adulto, associar a sua vida profissional às piscinas e, indirectamente, à Natação. Foi impulsionador da prática da natação do Concelho da Mealhada. Ao ajudar a criar a secção de Natação dos Serviços Sociais da Câmara Municipal da Mealhada conseguiu dar o pontapé de saída na implementação de modalidades (como o pÓlo aquático e a natação pura) que têm tido no concelho um grande desenvolvimento. Incentivou a secção de natação do Casal Comba Real Clube e mais tarde a secção de natação do Grupo Desportivo da Mealhada. Recentemente, ajudou a formar a secção de natação da CADES. Fruto do seu trabalho vários atletas do concelho da Mealhada começam a atingir marcas de relevo de âmbito regional e nacional.

Incentivo | Futebol Clube de Barcouço
Depois de vários anos sem actividade e de ter sido um clube com grande protagonismo no futebol do concelho da Mealhada, ressurgiu no sentido de dar resposta às necessidades físico-desportivas da freguesia de Barcouço, numa altura em que esta beneficiava da abertura de um pavilhão gimnodesportivo. O clube retomou a actividade com a modalidade de futsal, participando no Campeonato Distrital de Aveiro. A reabilitação do clube na prática de uma nova modalidade aliada ao aproveitamento de um novo equipamento desportivo na sua freguesia, merece o Incentivo de todos.

Mérito Desportivo
ANDRé SIMõES - Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça
ANTÓNIO NEVES - Karaté Shukokai - Dojo de Karaté Shukokai dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa
BARROCA (João Gabriel Silva Ferreira) - Futebol - Servette Football Club
CARLA RUELA - Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça
DINIS ABREU - Hóquei em patins - Hóquei Clube da Mealhada
EDUARDO FERNANDES - Natação - Grupo Desportivo da Mealhada
ELSON AGANTE - Kickboxing - Dojo Curigym
GIL FERREIRA - Atletismo
JOãO MáRIO MAGALHãES - Ténis - Escola de Ténis de Cluny e Luso Ténis Clube
JOãO NOGUEIRA - Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça
JORGE MARTINS - Karaté Shukokai - Dojo de Karaté Shukokai dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa
JOSé MOTA - Kenpo Karaté - Escola de Kenpo da Mealhada
LUIS TOSCANO - Motociclismo
MARIA MALAGUERRA - Natação - Sociedade ColumbÓfila Cantanhedense
MIGUEL PAIS COSTA - Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça
PAULO CASTELA - Ténis - Escola de Ténis de Cluny
PEDRO CASTANHEIRA - Motociclismo
PEDRO FELICIO - Kickboxing - Dojo Curigym
RICARDO FERREIRA - Andebol - Casa do Povo da Vacariça
SéRGIO SANTOS - Kickboxing - Dojo Curigym
TIAGO SOUSA - Hóquei em patins - Hockey Liceo da Corunha
VASCO GOIS BICA - Ciclismo - Equipa Quadra /Avalanche / V. Janes



(2012-01-31) - Press Release






Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...