Ir para o conteúdo principal

Workshop ambiental para empresas do sector automÓvel juntou 15 participantes no Arquivo Municipal

20 fevereiro, 2012

Workshop ambiental para empresas do sector automÓvel juntou 15 participantes no Arquivo Municipal
O Arquivo Municipal da Mealhada acolheu, na passada quinta-feira, dia 16, um workshop ambiental dirigido ao sector automÓvel. A iniciativa promovida pela ARAN – Associação Nacional do Ramo AutomÓvel, em colaboração com o sector de Ambiente – DACT da Câmara Municipal da Mealhada, contou com a participação de 15 representantes de empresas do ramo que, durante cerca de três horas, se informaram acerca dos processos de licenciamento oficinal, bem como das regras de gestão ambiental a que estão sujeitos. Temáticas que suscitaram algumas dúvidas, conduzindo os presentes a revelarem-se participativos e interessados.

Tendo em vista alcançar o crescente envolvimento de agentes sociais e sectores de actividade na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável, a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal cooperou com a ARAN na realização de um workshop, cujo objectivo foi elucidar as empresas do sector automÓvel sobre questões como a gestão de resíduos, efluentes líquidos e gasosos, entre outras.

Assim, a abertura da sessão esteve a cargo do chefe do DACT da autarquia mealhadense. Neste contexto, AntÓnio Pita fez um breve enquadramento dos requisitos ambientais a que as empresas do sector automÓvel devem obedecer em termos municipais. Posteriormente, a acção de formação avançou com a intervenção do responsável pelos Serviços Técnicos da ARAN, Ricardo Ferraz, que explicou as várias etapas que devem ser seguidas para a obtenção do licenciamento oficinal, bem como os cuidados ambientais necessários a ter quer ao nível das emissões gasosas, da gestão e encaminhamento dos resíduos resultantes das diferentes actividades, quer ao nível do domínio hídrico, nomeadamente o licenciamento de eventuais furos para captação de água e o correcto encaminhamento das águas residuais.

Finda a ordem de trabalhos, a última parte foi dedicada a uma sessão de perguntas e respostas, com esclarecimentos sobre os vários assuntos abordados no workshop: licenciamento oficial; relatÓrio único, no qual se enquadra o relatÓrio anual das atividades de higiene e segurança; formação profissional; quadro de pessoal; ambiente – incidindo sobre a gestão de resíduos oficiais, SIRAPA – Sistema Integrado da Agência Portuguesa do Ambiente; emissões gasosas e efluentes líquidos.

(2012-02-20) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...