Apoio para Sensibilização e Informação; Defesa da Floresta Contra Incêndios; Funções Ecológicas

A Câmara de Mealhada celebrou um protocolo de colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, tendo sido o valor executado de cerca de 241.817,77 €, para apoio a tipologias das ações previstas no artigo 6.º do Regulamento do FFP para os anos de 2019 e 2020, nomeadamente:

Eixo de intervenção «Sensibilização e Informação» as campanhas de sensibilização destinadas a públicos-alvo do setor agroflorestal e complementarmente às populações escolares e ao público em geral;

Eixo de intervenção «defesa da floresta contra incêndios»;

Eixo de intervenção «funções ecológicas, sociais e culturais da floresta»:
A Mata Nacional do Bussaco, com 105ha e cerca de 5 km de perímetro é atualmente Monumento Nacional. Classificada por botânicos como um dos melhores arboretos da Europa e por poetas como o “altar da natureza” a Mata tem no interior dos seus muros construídos pelos Carmelitas Descalços, cerca de 700 espécies de árvores, exóticas e indígenas.

A Mata do Bussaco, pela sua biodiversidade e singularidade, encerra em si um valor patrimonial único que importa preservar e potenciar enquanto elemento de atratividade turística. Aliado a esta valia ambiental dos recursos naturais do Bussaco, surge um vasto valor património cultural que atravessa, cruza, interpreta, marca e valoriza toda a paisagem natural que abrange.

Torna-se assim imperativo implementar medidas que salvaguardem, tanto na dimensão da conservação da natureza, como na da fruição do espaço pelos respetivos visitantes.

Assim, o Município da Mealhada tem reunido vários esforços para salvaguardar este conjunto ambiental e patrimonial que é a Mata do Bussaco, implementando medidas concretas de recuperação, valorização e conservação.

Neste âmbito, efetuaram-se um conjunto de ações previstas, tais como a beneficiação de caminhos, gestão de acacial e execução de FGC, silvicultura preventiva, retirada cirúrgica de combustíveis de grandes dimensões, mosaicos de parcelas de gestão de combustível – reconversão de eucaliptal/acácias em medronheiro.

 

financiado pelo fundo florestal permanente