Música

O ensino musical, tal como o ensino de outras formas de arte, é indispensável no desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos. Estas formas de saber articulam a imaginação, razão e emoção, trazendo novas perspetivas em relação a vivências no seu quotidiano.

Na sequência das competências essenciais para o ensino artístico, enunciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico, a prática do canto constitui a base da Expressão e Educação Musical no 1º Ciclo. É uma actividade de síntese na qual se vivem momentos de profunda riqueza e bem-estar, sendo a voz o primeiro "instrumento" que as crianças vão explorando, conhecendo e dominando. Na expressão corporal, de uma forma espontânea ou nos jogos de roda e nas danças, formas mais organizadas do movimento e as crianças desenvolvem potencialidades musicais múltiplas.

Os instrumentos de altura definida ou indefinida, realizados ou não pelos alunos, são tratados como o prolongamento natural do corpo, sendo um complemento necessário para o enriquecimento dos meios de que a criança se pode servir nas suas experiências, permitindo ainda conhecer os segredos da produção sonora.

A experimentação e domínio progressivo das possibilidades do corpo e da voz são realizados através de atividades lúdicas, proporcionando o enriquecimento das vivências sonoro-musicais das crianças. A participação em projetos pessoais ou de grupo permite à criança desenvolver, de forma pessoal, as suas capacidades expressivas e criativas, fomentar a interdisciplinaridade e fortalecimento de relacionamento pessoal dentro e fora do ambiente escolar.

A audição ao vivo ou gravada de diversos tipos de música, o contacto com atividades musicais existentes na região e a constituição de um repertório de canções do património regional e nacional, são referências culturais a que o grupo se propõe. É de primordial importância neste domínio, o conhecimento de figuras cimeiras da música, assim como as suas obras, pois o espaço de aula é um local privilegiado para potenciação desse trabalho.

Os objetivos, os conteúdos e as atividades foram elaborados de acordo com as Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Associação Portuguesa de Educação Musical.



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