BUPi - Balcão Único do Prédio

Bupi - Balcão Único do Prédio 

O que é o BUPi?

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país. Vai entrar em funcionamento, no concelho da Mealhada, a partir do dia 17 de maio de 2021, no âmbito de um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC).

Quem pode aderir ao BUPi?

Podem aderir gratuitamente os titulares de propriedades localizadas em municípios aderentes ao BUPi, nomeadamente na Mealhada e nos municípios parceiros de Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares . A localização de propriedades pode ser efetuada pelo interessado, via online, ou num balcão BUPi, presencialmente, com um técnico habilitado. Caso efetue a localização e identifique os limites da sua propriedade online, o processo é encaminhado para um técnico, que verificará a conformidade da informação.

Porque deve registar?

  • Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi.
  • Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno.
  • Para ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país.
  • Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, pelo período de 4 anos a contar da data de adesão do município ao BUPi.

Balcão BUPi Mealhada

Morada
Rua José Branquinho de Carvalho, 7
3050-335 MEALHADA
Telefone 231 200 980 (ext. 520)
E-mail bupi@cm-mealhada.pt

Devido à pandemia de Covid-19, o atendimento deverá ser efetuado preferencialmente sob marcação, através do telefone ou por e-mail. 
Brevemente poderá ser feita marcação online

Mais informações em: https://bupi.gov.pt/como-funciona/ e https://bupi.gov.pt/perguntas-frequentes/
 

 



Notícias Relacionadas



Censos 2021 - Colabore com o INE
25 março, 2021

Censos 2021 - Colabore com o INE

O XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação (CENSOS 2021) estão aí. ...