
O concelho da Mealhada está a implementar um projeto de compostagem comunitária e doméstica que contribui para um importante desafio nacional, reduzir a quantidade de resíduos que vai para aterro e criar um fertilizante natural rico em nutrientes, produzido por cada um de nós, que pode ser usado nas nossas hortas e jardins.
Compostagem comunitária: instalaram-se 12 ilhas em locais definidos estrategicamente em função da proximidade com os núcleos habitacionais. Serão distribuídos gratuitamente baldes de 7L aos aderentes do projeto.
Compostagem doméstica: serão distribuídos gratuitamente compostores domésticos de 330L, baldes de 7L, formação adequada, apoio e monitorização do processo de compostagem (oferta limitada ao stock existente).
O que é a Compostagem?
A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica por ação de microrganismos na presença de oxigénio. É uma técnica antiga, cujo resultado é uma "terra" sem cheiro, mas muito rica em nutrientes – o composto, um excelente substrato orgânico.
Porquê compostar?
- Cria-se um composto natural rico em nutrientes para as plantas
- Deixam de ser necessários fertilizantes sintéticos
- O composto ajuda a reter a humidade do solo e a criar um solo mais fértil
- Menos resíduos que são encaminhados para o aterro
- Reduz a despesa no sistema de recolha e tratamento de resíduos municipal
Compostagem doméstica
Quem pode aderir?
Pode aderir ao projeto CompostaME, qualquer cidadão com idade superior a 18 anos e com contrato de água para um imóvel com fins habitacionais permanentes, localizado no concelho da Mealhada, que possuam um jardim, horta, terreno ou pomar.
Como adquirir compostores domésticos?
a) As candidaturas (Pré-Reserva) estarão abertas através de Adesão On-line.
b) A validação da candidatura está diretamente relacionada com a aceitação e o cumprimento dos critérios mencionados na ficha de inscrição e nas normas de participação e utilização (fazer hiperligação ao documento).
c) Caso o número de candidaturas elegíveis seja superior ao número de compostores, os mesmos serão entregues por ordem de chegada de inscrição.
d) Apenas será atribuído um compostor e um balde por habitação.
e) Os aderentes deverão participar na sessão de esclarecimento sobre Compostagem Doméstica Online, proporcionado pela Câmara Municipal de Mealhada, dia 12 de outubro, das 18h30 às 19h30.
f) Os aderentes deverão fazer o levantamento do compostor doméstico e balde, no Estaleiro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h00 e das 13h30 às 16h30.
Compostagem comunitária
O que é?
A compostagem comunitária é uma ação conjunta que visa trazer para comunidade a responsabilidade da gestão dos seus resíduos orgânicos.
Os habitantes do concelho da Mealhada têm, a partir de setembro, 12 ilhas de compostagem comunitária à disposição, onde podem depositar os seus resíduos orgânicos. A adesão ao projeto é simples e está disponível a todos os interessados que residam nas áreas abrangidas.
Onde estão localizadas as ilhas de compostagem comunitária?
Instalaram-se 12 ilhas em locais definidos estrategicamente em função da proximidade com os núcleos habitacionais:
- Urbanização de São Romão, Mealhada
- Urbanização do Choupal, Mealhada
- Urbanização da Quinta dos Coutos, Mealhada
- Urbanização da Quinta da Nora, Mealhada
- Urbanização do Alto S. António, Pampilhosa
- Centro Escolar da Pampilhosa
- Jardim da Antes, Antes
- Rua da Fonte Velha, Ventosa do Bairro
- Largo da Igreja, Casal Comba
- Jardim Municipal, Barcouço
- Loteamento doa Moinhos, Luso
- Parque de Merendas do Lograssol, Vacariça
Como adquirir o balde de 7L para colocar os resíduos alimentares?
- Participando nos Workshops – sessão de esclarecimento sobre o funcionamento das ilhas comunitárias presenciais, nas ilhas de compostagem nos locais e horários promovidos pelo Município.
As candidaturas estarão abertas através de Adesão On-line, e fazer o levantamento do balde, no Estaleiro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h00 e das 13h30 às 16h30.
O que posso colocar nos compostores?
Quase todos os materiais orgânicos podem ser colocados no compostor contudo, deve ter alguns cuidados para que não ocorram alguns problemas durante o processo, como é o caso da atração de roedores e outros animais se colocar ossos ou espinhas.
Os materiais necessários para a compostagem, são resíduos orgânicos biodegradáveis como, os restos de alimentos e de jardim ou horta.
Os materiais orgânicos são resultado de uma mistura de carbono (C) e azoto (N), conhecida como a relação C:N. De acordo com esta relação, os resíduos a colocar no compostor são classificados em "Verdes", materiais que possuem azoto (N), e "Castanhos", materiais que contêm carbono (C).
Assim, para que a compostagem seja bem-sucedida, promova a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção de castanhos e verdes.
Para poder visualizar os ficheiros PDF necessita do Adobe Reader.
