Actividades de promoção da leitura reuniram em Março mais de 400 crianças

10 abril, 2012

Actividades de promoção da leitura reuniram em Março mais de 400 crianças
No decorrer do mês de Março, as actividades de promoção da leitura da Biblioteca Municipal da Mealhada, contaram com a participação de 437 crianças das escolas e jardins-de-infância do concelho. As histÓrias em destaque foram: “Avô, conta outra vez”, para os alunos do 1° Ciclo do Ensino Básico, e “A galinha medrosa”, para os alunos do pré-escolar. No entanto, “A manta”, de Isabel MinhÓs Martins, “permaneceu uma das histÓrias mais solicitadas pelos professores”. De acordo com uma nota da Biblioteca Municipal, a histÓria “A manta”, de Isabel MinhÓs Martins, “permaneceu [em Março] uma das histÓrias mais solicitadas pelos professores” e “continuou a levar as crianças numa viagem pelo mundo dos tecidos e das histÓrias que estes podem conter”. ApÓs a exploração do livro, – diz o espaço de cultura – “os alunos também puderam contar histÓrias a partir de padrões de tecido por elas criados. De grupo para grupo a criatividade foi-nos surpreendendo”.

Já a narrativa “Avô, conta outra vez”, de José Jorge Letria, levou a “momentos de partilha de memÓrias e de comunicação afectuosa entre um avô e um neto. De seguida, os alunos participaram num atelier onde aprenderam a construir um livro – “O livro branco da saudade” –, no qual, também eles, puderam guardar momentos de partilha e memÓrias passados com os seus avÓs”, pode ler-se na mesma nota.

O conto “A galinha medrosa”, de AntÓnio Mota, “permitiu explorar a temática dos medos e dos receios das crianças. Nesta histÓria, a personagem principal é tão medrosa, tão medrosa, que até a prÓpria sombra a assusta. No final, as crianças perceberam que os medos muitas vezes são criados na nossa cabeça”, comunica ainda a Biblioteca.

(2012-04-10) - Press Release