Programa centrado na família estreia-se com ciclo de sessões de informação parental em Maio

02 maio, 2012

A Câmara Municipal da Mealhada tem, a partir de agora, uma nova resposta social que privilegia a intervenção especificamente direccionada para a família/parentalidade. O Programa Ser+Família pretende agir de forma sistemática, contínua e sustentada, acompanhada por técnicos especializados. Assim, promover a intervenção direccionada para a família, desenvolver competências pessoais e sociais no exercício da parentalidade e promover redes formais e informais de apoio à família são os três objectivos centrais do programa a pôr em prática pelo Sector da Acção Social (SAS) da autarquia. As actividades vão desde o apoio e intervenção familiar, ao apoio psicológico e psicossocial, passando pela formação profissional.

O Programa Ser+Família visa “integrar o conjunto de respostas sociais do Sector de Acção Social da Câmara Municipal de Mealhada, privilegiando a intervenção especificamente direccionada para a família, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e económica”, diz nota do SAS. O Programa “assume objectivos bem definidos, norteadores de uma acção que se pretende sistemática, contínua e sustentada” e prevê “a articulação com o conjunto de recursos locais existentes, não só do ponto de vista de materiais, equipamentos e instalações, mas também ao nível da diversidade de técnicos de formação específica para a abordagem de temáticas inerentes à família e à parentalidade”, adianta aquele sector da Câmara Municipal. Desta forma, “permite-nos garantir a sustentabilidade do Programa, bem como assegurar resultados efectivos a curto, médio e longo prazo”, pode ler-se na mesma nota.

O projecto pretende “promover a intervenção direccionada para a família, em contexto individual ou de grupo, garantindo um espaço seguro e de confiança para a reflexão e a intervenção sobre práticas parentais e outras questões da esfera familiar”, sustenta a Acção Social. Outro objectivo passa por “desenvolver competências pessoais e sociais no exercício da parentalidade, enquanto processo dinâmico em permanente actualização, reconhecendo e valorizando o papel fundamental dos pais na educação e no desenvolvimento dos filhos, a especificidade de cada família, bem como a diversidade de contextos socioculturais, permitindo assim identificar factores de risco e de factores de protecção”. Por fim, o Programa intenta “promover redes formais e informais de apoio à família, de forma a garantir o acesso a respostas concertadas e adequadas às suas características e necessidades específicas”, esclarece fonte do SAS.

No plano de actividades do Programa Ser+Família estão: o Apoio Familiar e Aconselhamento Parental que consiste em sessões de informação e formação parental, dirigidas a grupos de pais, com a eventual colaboração de técnicos externos ao serviço, com formação adequada a algumas temáticas a abordar; a Intervenção Familiar que prevê sessões de intervenção familiar dirigidas a pais e/ou familiares de crianças e jovens em consulta de psicologia, ou noutras situações sinalizadas pelo Gabinete do Sector de Acção Social; o Apoio Psicológico que se traduz em consultas de Psicologia para crianças, jovens e adultos em situação socioeconómica desfavorecida; o Apoio Psicossocial que se resume à articulação institucional e encaminhamento social de famílias para respostas sociais adequadas e integradas e, por fim, a Formação Profissional com Acções de Formação para Profissionais e Técnicos com intervenção no domínio da Acção Social, especificamente no que concerne ao trabalho com famílias.

Programa do Ciclo de Sessões Temáticas:
Maio – quintas-feiras

1.ª Sessão – 3 Maio
“Família, Educação e Parentalidade”

2.ª Sessão – 10 Maio
“Ciclo Vital da Família”

3.ª Sessão – 17 Maio
“Valores e Afectos”

4.ª Sessão – 24 Maio
“Comunicação, Atenção Positiva e Escuta Activa”

5.ª Sessão – 31 Maio
“Disciplina e Limites”