Ir para o conteúdo principal

Rampa de velocidade regressa às estradas do Luso e do Buçaco ao fim de mais de 40 anos

03 maio, 2012

Rampa de velocidade regressa às estradas do Luso e do Buçaco ao fim de mais de 40 anos
é já no prÓximo domingo, dia 6, que regressa ao Luso a emblemática Rampa HistÓrica Luso-Bussaco. ApÓs mais de quatro décadas, a mítica prova de velocidade pretende voltar a “fazer reflexo no calendário nacional” e “recolocar a Vila do Luso nos itinerários principais”. Uma corrida ao longo da EN 234, sentido Mealhada – Luso, englobando as sensacionais curvas da Serra do Buçaco e que junta pilotos, entusiastas e principiantes ao volante dos seus bÓlides clássicos numa subida ímpar.

Contando entre os seus apoiantes com a marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – água | Pão | Vinho | Leitão”, o Clube LusoClássicos, clube de automÓveis clássicos e antigos sedeado da Vila do Luso, vai fazer renascer a memorável Rampa HistÓrica Luso-Bussaco, a última realizada nos finais da década de 60. A prova de velocidade realiza-se, este domingo, dia 6, ao longo da Estrada Nacional 234 no Luso, com partida ao km 36, 110 e chegada ao km 39, 603.

Mais do que uma manifestação desportiva de automobilismo, esta é uma concentração turística que reúne no seu trajecto a adrenalina e a beleza das curvas da Serra do Buçaco. Uma competição de carácter essencialmente lúdico-cultural, que se pretende saudável, traduzida no convívio e na certeza de um dia bem passado numa zona turística de excelência. De referir que, para além da prova de velocidade, o Clube LusoClássicos coloca à disposição de todos os detentores de um veículo clássico, um local fechado e integrado no ambiente do evento, para que “possam usufruir bem de perto de toda a espectacularidade da Rampa”.

Nesta edição da Rampa Luso-Bussaco irão participar pilotos, entusiastas e principiantes das corridas de automÓveis clássicos (viaturas construídas até 31 de Dezembro de 1987), com ou sem preparação específica para competição, porém com interesse histÓrico e desportivo, em bom estado de conservação e apresentação. A prova terá início junto aos “Armazéns Triunfo” e terminará no acesso à Mata Nacional do Buçaco, junto ao Museu Militar. Percurso que estará integralmente encerrado ao trânsito regular, sob aprovação da Estradas de Portugal (EP). Com licença da EP estarão ainda encerrados os seguintes acessos: início da Rua AntÓnio Granja, até à extensão de saúde (acesso à prova); Rua entre a igreja e a extensão de saúde; Alameda Cassiano Branco (Local do Parque Fechado).

LusoClássicos espera cerca de 3.000 pessoas na Rampa HistÓrica



Câmara Municipal vê iniciativa como motor de promoção e revitalização do Luso como destino turístico

Em conferência de imprensa, realizada no passado dia 20 de Abril, na Fundação Mata do Buçaco, Diogo Ribeiro, do Clube LusoClássicos, avançou que o objectivo da organização com o evento Rampa HistÓrica Luso-Bussaco 2012 é “promover e divulgar a região e as suas envolventes, a Mata Nacional do Buçaco, o Luso e o prÓprio município”.

Relativamente à assistência, o responsável disse que o Clube espera “um público em grande massa, para criar o ambiente necessário neste tipo de iniciativas, não sÓ para mostrar que o Clube LusoClássicos tem um grande potencial, mas também para tentar promover economicamente o comércio local”. Em nome da organização do evento, Diogo Ribeiro apontou uma “estimativa de 2.500 a 3.000 pessoas” presentes na prova de domingo. “Se o conseguirmos, para nÓs, é uma meta alcançada, tudo o que venha para além disso melhor!”, afirmou. Diante dos jornalistas presentes, o porta-voz do Clube deixou um apelo: “Venham ao Luso e ao nosso município para pelo menos perceber as condições que estão associadas a este evento e também ao prÓprio Luso!”.

Em representação da Câmara Municipal da Mealhada e de uma das marcas apoiantes da emblemática prova – a marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” –, participou na conferência de imprensa Filomena Pinheiro. A vice-presidente da autarquia disse que “a Rampa HistÓrica Luso-Bussaco é a cereja no bolo, porque o concelho da Mealhada é um destino turístico por excelência que aposta nos seus produtos mais importantes, quer seja o turismo de natureza, o turismo de saúde e bem-estar, o turismo gastronÓmico, o enoturismo e estas iniciativas dão o toque de requinte e qualidade”. Na sua perspectiva, “fazer renascer a Rampa é trazer gente que conhece, que conheceu e que quer viver emoções, sensações e fazer renascer sentimentos”.

A autarca finalizou o seu discurso dizendo que “o Luso tem histÓria, memÓria e é essa a vertente a explorar, a especificidade, as características que distinguem o Luso e o Buçaco de outros destinos turísticos portugueses”. Filomena Pinheiro acrescentou que “a Rampa é a histÓria, é a memÓria do Luso” e espera que “não seja um evento solto”, com vista a “revitalizar a identidade da região e do concelho”. Neste contexto, “a Câmara Municipal estará ao vosso lado, tenho pena de não podermos apoiar mais mas tudo faremos e criaremos condições para que estes projectos cresçam com sustentabilidade”, concluiu.

Ainda da parte da autarquia esteve presente na conferência o vereador Júlio Penetra que manifestou ter “um apreço muito grande pela capacidade de iniciativa desta geração que movimenta o LusoClássicos. Atiram-se para um projecto extraordinário!”, sublinhou. O vereador do Desporto comentou que “muito se fala que o Luso precisa de ser potenciado e dinamizado, mas poucas vezes as coisas chegaram à prática e o LusoClássicos conseguiu. Vão buscar a histÓria, o que é clássico para impor uma modernidade de promoção, desenvolvimento turístico de um Luso moderno”.

Presente da última Rampa do Bussaco há mais de 40 anos, Júlio Penetra garantiu que “essas coisas ficam gravadas na memÓria, ficam vivas!”. A seu ver, “repor esta iniciativa é um contributo extraordinário, porque o Luso, o município, precisa de eventos marcantes, emblemáticos e que ajudem a este esforço conjunto de promoção e reposição deste destino Luso-Buçaco no panorama nacional”. O edil terminou deixando uma palavra de incentivo ao Clube: “Que esta prova seja mais um marco da vossa caminhada difícil e corajosa em favor da promoção deste destino Luso-Buçaco!”.

Programa:

08h00 – Entrada dos participantes em Parque Fechado (Local: Parque Grande Hotel de Luso)
08h30 às 09h00 – Verificações Técnicas e Documentais (Local: Parque Grande Hotel de Luso)
09h05 – Briefing com todos os Pilotos (Local: Parque Grande Hotel de Luso)
09h45 – Início dos Treinos Oficiais de todos os Concorrentes. Duas Subidas (Local: Rampa HistÓrica Luso-Bussaco)
12h40 – Afixação das Classificações Totais dos Treinos Oficiais. (Local: Parque Fechado)
13h10 – Início das Provas Oficiais. (Local: Rampa HistÓrica Luso-Bussaco)
17h10 – Final das Provas Oficiais. (Local: Rampa HistÓrica Luso-Bussaco)
17h10 – Subida de Clássicos – Clubes. (Local: Rampa HistÓrica Luso-Bussaco)
17h10 – Afixação das Classificações ProvisÓrias. (Local: Parque Fechado)
17h40 – Afixação das Classificações Finais. (Local: Parque Fechado)
18h00 – Entrega de Prémios. (Local: Rampa HistÓrica Luso-Bussaco)


(2012-05-03) - Press Release






Notícias Relacionadas