"Ti Carriço" homenageado ontem na Mealhada em iniciativa da Câmara Municipal

22 maio, 2012

O Parque da Cidade da Mealhada juntou ontem vários grupos de gaiteiros portugueses e galegos em quase três horas de concerto, num espectáculo de sons e timbres que reuniu várias dezenas de pessoas. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, que contou com uma homenagem a Joaquim Pereira “Carriço” – o gaiteiro da Quinta de Valongo, que faz soar a palheta desde os 20 anos de idade, sempre ensinando os mais novos e levando as suas “modas” fora de portas.

“Para mim é um privilégio como Presidente da Câmara estar aqui em representação do Município (da Mealhada) para homenagear este homem que, na sua simplicidade, é um marco importante nesta música que acabámos de ouvir”, afirmou o autarca Carlos Cabral, entregando uma simbólica peça de artesanato local àquele que é considerado um dos mais famosos gaiteiros de Portugal, Joaquim Pereira “Carriço”.

Com 82 anos, o “Ti Carriço”, como geralmente é conhecido, mostrou ter pulmão de sobra e muita energia para insuflar o fole e tocar as suas animadas modas. Apenas se deixou fraquejar em alguns momentos pela emoção e, com os olhos marejados, dirigiu-se ao Presidente da Câmara dizendo: “Fez uma grande coisa por mim!”. Carlos Cabral unicamente lhe agradeceu “pela sua vida, pela sua dedicação, por levar longe o nome do povo português” e disse esperar que continue a ter a saúde que demonstra para que seja capaz de transmitir o conhecimento deste instrumento peculiar.

E em homenagem ao “Ti Carriço”, foram muitos os gaiteiros que ontem se deslocaram à Mealhada para, com ele, desfilarem e mostrarem a beleza do som da gaita-de-foles. Para além do grupo de gaiteiros “Os Carriços”, do qual o “Ti Carriço” faz parte, desfilaram os gaiteiros da Ponte Velha, Zabumbas, Tradicionalis, Amigos da Ramboia, Boinas Pretas, Netos da Ramboia, Popularis, Ronca e Rasga, Associação Gaita-de-Foles, António Frei, Gaiteiros do Porto, Colibry, e os galegos Pablo Carpintero, Raul Galego e Emilio Lois.

Video (28,5MB)

(2012-05-21) - Press Release