Ir para o conteúdo principal

Agenda 21 Local: Mealhada vai debater plano de acção em workshop na Escola Profissional

08 junho, 2012

Agenda 21 Local: Mealhada vai debater plano de acção em workshop na Escola Profissional
O segundo workshop da Agenda 21 Local da Mealhada vai realizar-se dia 16 de Junho, pelas 12h, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Destinado a toda a comunidade local, a sessão de trabalho tem como tema “Mealhada em Acção” e, como o prÓprio nome indica, pretende fomentar o debate e a identificação de acções a implementar no terreno, com o objectivo de qualificar o ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do concelho da Mealhada. Para mais informações/ inscrições contactar: 231 209 440 ou dpu@cm-mealhada.pt

Cumpridas as várias etapas previstas no processo de implementação da Agenda 21 Local e conhecido, desde o passado mês de Maio, o relatÓrio final relativo ao diagnÓstico de sustentabilidade do município (a consultar em agenda21mealhada.blogspot.pt/), vai agora realizar-se o segundo workshop sobre esta temática. Na sessão será apresentado o diagnÓstico de sustentabilidade e serão criadas a condições para que todos os participantes possam contribuir com a sua experiência, o seu conhecimento e a sua opinião sobre esta matéria.

O objectivo é, pois, juntar a comunidade mealhadense numa sessão de trabalho sobre a Agenda 21 Local, promovendo assim o debate e procurando a validação de medidas e acções locais, bem como o estabelecimento de parcerias e compromissos futuros que visem a implementação de um plano de acção para a melhoria do ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável do concelho. Os contributos dos participantes e as conclusões do debate serão, depois, integrados no Plano de Acção da Agenda 21 Local da Mealhada.

Foi no primeiro workshop, em Outubro de 2011, que se pôs em prática o propÓsito central daquilo que é a Agenda 21. Numa sessão que juntou cerca de 80 agentes locais, numa lÓgica de promoção da cidadania e democracia participativa, identificaram-se os pontos fortes e os pontos fracos do município, definiram-se prioridades e, em conjunto, procurou-se uma visão de futuro para o concelho da Mealhada. Uma consciência que autarquia e o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) da Universidade de Aveiro, como parceiros, pretendem que se mantenha e desenvolva de modo a que, mediante respostas colectivas e uma construção partilhada, se possa implementar um plano de acção estratégico para o município.

As etapas do processo já consumadas foram: reunião com grupo de trabalho para planificar a implementação da Agenda 21 Local; sessão de lançamento e divulgação; apresentação aos funcionários da autarquia; questionário à população; reuniões com agentes locais e workshop para discussão e participação pública. As prÓximas fases são: workshop para preparação do Plano de Acção; o Plano de Acção e de Monitorização e Implementação, verificação.

(2012-06-08) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...