Convívio Intercultural promoveu integração da comunidade imigrante do concelho

18 junho, 2012

Convívio Intercultural promoveu integração da comunidade imigrante do concelho

O “II Convívio Intercultural” decorreu ontem no Parque da Cidade da Mealhada. Uma iniciativa da Câmara Municipal dedicada à comunidade imigrante do concelho e aberta à restante população, que incluiu as vertentes desportiva, gastronómica e cultural. O convívio contou com cerca de 100 participantes, entre portugueses e imigrantes residentes no município da Mealhada, nomeadamente moldavos, brasileiros, cabo-verdianos, moçambicanos, ucranianos e russos.

O dia de ontem foi bastante animado no Parque da Cidade, com cerca de 100 pessoas, entre mealhadenses e a comunidade imigrante do concelho, a juntaram-se para um convívio intercultural. O evento contou com várias actividades, desde a prática desportiva de futebol, aeróbica, caminhada e Kenpo (defesa pessoal), à iniciativa “Montra de Sabores”, que constou num almoço partilhado com pratos típicos dos vários países representados, terminando com a actividade “Ritmos para Todos”, que consistiu na exibição de músicas e danças tradicionais destes povos.

A iniciativa levada a cabo pela autarquia, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e da Sociedade de água de Luso, teve como objectivos fundamentais apoiar e promover a integração social e cultural da comunidade imigrante e das minorias étnicas residentes no concelho, fomentando a sua inter-relação com a população local; contribuir para um melhor acolhimento e integração desta população, numa perspectiva de proximidade e de igualdade de oportunidades, através do diálogo intercultural e, ainda, impulsionar a expressão da diversidade cultural, gastronómica e desportiva, como estratégia de interacção positiva com a comunidade de local e de reforço da coesão social.

(2012-06-18) - Press Release