Câmara Municipal já é proprietária das antigas instalações do IVV

19 setembro, 2012

Câmara Municipal já é proprietária das antigas instalações do IVV

A Câmara Municipal da Mealhada já é proprietária do conjunto de terrenos e imóveis degradados do antigo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). A primeira obra programada para o espaço é o Centro Escolar da Mealhada, que terá valência de jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico. “Vamos devolver àquela zona da cidade da Mealhada a dinâmica que precisa e que atualmente não tem”, avançou o Presidente da Câmara, Carlos Cabral, satisfeito pela aquisição do complexo.

Depois de mais de seis anos de diligências junto da Administração Central, com o processo entregue a mais do que um Ministério do Estado, a Câmara Municipal da Mealhada viu a situação desbloqueada no passado mês de novembro, com o Ministério das Finanças a dar a “luz verde” que faltava para a concretização do negócio e a avaliar o conjunto de imóveis em cerca de 1,2 milhões de euros.

A importância do negócio e o equilíbrio financeiro da autarquia, permitiram que a decisão fosse tomada com rapidez e sem margem para dúvidas. A compra dos antigos terrenos e imóveis do IVV pelo valor de cerca de 1,2 milhões de euros foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal, decisão essa que foi ratificada igualmente por unanimidade pela Assembleia Municipal. A Câmara avançou, então, com o negócio e aguardou pelo registo de propriedade dos terrenos, documento esse que deu entrada ontem nos serviços da autarquia.

Com a propriedade em seu nome, a Câmara Municipal pode, finalmente, avançar com os seus projetos para aquela zona nobre da cidade. Entretanto, a autarquia já foi mesmo informada pela própria Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que até então utilizava o local para depósito de equipamentos apreendidos, que já pediu às entidades responsáveis pelos equipamentos, nomeadamente ao Turismo de Portugal, IP, que transferisse os mesmos para local adequado, uma vez que as instalações são agora património municipal da Mealhada.

Pouco falta, então, para a Câmara Municipal avançar com a empreitada do Centro Escolar da Mealhada, que já tem mesmo o seu projeto concluído, e com obras de remodelação de outros dos edifícios degradados, que irão albergar alguns serviços municipais que ainda se encontram em edifícios arrendados pela autarquia. Outros projetos estão a ser pensados para as instalações do IVV, mas ainda nenhuma decisão foi tomada pelo Executivo Municipal.

(2012-09-18) - Press Release