Mealhada promove atividade de apoio ao empreendedorismo

19 outubro, 2012

Mealhada promove atividade de apoio ao empreendedorismo

Promover o empreendedorismo é o objetivo do mais recente projeto da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), à qual a Mealhada pertence. A ideia é dinamizar atividades de apoio ao empreendedor, que possam contribuir para que esse valorize os seus conhecimentos e aprenda a explorar melhor as suas ideias e negócios. A primeira iniciativa, o "I Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo e Desafio de Geração de Ideias", vai decorrer na Mealhada, no dia 24 de outubro, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Municipal.

O projeto é da CIM-BM, chama-se Operação Imaterial de Promoção do Empreendedorismo no Baixo Mondego, tem como imagem de marca Construir Futuros no Baixo Mondego e propõe-se a dinamizar, juntamente com uma rede de parceiros, atividades de apoio ao empreendedor. As iniciativas não têm custos para os potenciais empreendedores e passam por ações de sensibilização e capacitação, ações municipais de criação de ideias, concursos municipais de empreendedorismo, ciclos de capacitação técnica do empreendedor, opção de mentoring e os programas de empreendedorismo nas escolas "Aprender a Empreender".

A Mealhada estreia-se já na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, com o "I Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo e Desafio de Geração de Ideias", que tem início às 9h, no auditório da Biblioteca Municipal. Quem já tiver ou estiver a procurar uma ideia de negócio, pode inscrever-se online. As fichas de inscrições e outros documentos de suporte encontram-se disponíveis no site www.baixomondefo.com, no espaço Construir Futuros no Baixo Mondego. Quem pretender obter mais informações pode fazê-lo através do e-mail construirfuturos.baixomondego@gmail.com, junto do Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedor (GAE) da Mealhada, ou para a AD ELO - Associação para o Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, através do número de telemóvel 961 663 388.

Recorde-se que este projeto envolve os dez municípios do Baixo Mondego, que são Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure e conta com o apoio técnico da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), do Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e da Junior Achievement Portugal (JAP). Programa da iniciativa da Mealhada:

09:00 Receção dos participantes
09:30 Apresentação do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) municipal
10:00 O Empreendedor
10:15 Exemplo de um Caso de Sucesso Local: Da ideia ao NegÓcio
10:30 Da ideia ao NegÓcio: Pontos Críticos
12:30 Ferramentas

14:00 Receção dos participantes
14:30 Introdução à criatividade

• O que é a criatividade
  • O papel da memÓria no pensamento criativo
  • O papel da perceção no pensamento criativo