Feira Nacional do Mel levou milhares de visitantes ao Luso

12 novembro, 2012

Feira Nacional do Mel levou milhares de visitantes ao Luso
Milhares de pessoas passaram pela vila do Luso, este fim-de-semana, para visitarem a XI Feira Nacional do Mel. O certame, com mais de 40 stands, na sua maioria nacionais, foi o ponto de encontro anual do setor apícola português, e potenciou contatos comerciais privilegiados e a realização de negÓcios, através da ação direta entre comprador e produtor. A informação foi avançada pela Associação de Apicultores do Litoral Centro, uma das entidades que organizou o evento, em conjunto com a FNAP - Federação Nacional de Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal da Mealhada e a Junta de Freguesia do Luso.

Mais de 40 stands (na maioria nacionais, mas também espanhÓis, filandeses e franceses), workshops, debates e três dias inteiros dedicados ao setor apícola foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feira Nacional do Mel e do FÓrum Nacional de Apicultura, que desta vez decorreram na vila do Luso. “Há três anos que andávamos a pedir para o evento ser aqui no Luso e pronto, desta vez calhou-nos a nÓs”, afirmou com satisfação o presidente da Associação de Apicultores do Litoral Centro, João CristÓvão.

“A importância de ser aqui é toda. Este é um setor que está em desenvolvimento no município e na região e sÓ por isso é importantíssimo este evento decorrer aqui no Luso”, salientou, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, adiantando que gostou muito de visitar o certame. “Está a ser uma maravilha. Hoje já cá provei vários tipos de mel diferentes e todos maravilhosos”, acrescentou o autarca.

O Presidente da Câmara falava na sexta-feira, dia de abertura do evento, pelas 19h30, quase dez horas depois de terem começado os workshops temáticos que, segundo a entidade organizadora Associação de Apicultores do Litoral Centro, tiveram cerca de 180 participantes. Já dia 10 de novembro, foi dia da 13ª edição do FÓrum Nacional de Apicultura, uma iniciativa que contou com mais de 450 participantes e trouxe para cima da mesa os temas mais atuais do setor, permitindo as mais diversas abordagens, feitas por apicultores, dirigentes associativos, técnicos e todos os que estão ligados ao setor.

O evento terminou ontem, pelas 18h, com um saldo bastante positivo. “Esta é uma aposta ganha. Com esta feira pretendemos, primeiro, dar a conhecer aos apicultores e comerciantes o real país apícola, pretendemos juntar o setor produtivo e o setor comercial, gerar negÓcio, informar todos sobre as novas tecnologias e, por fim, no fÓrum, discutir os problemas do setor, encontrando em conjunto soluções para os resolver”, sublinhou, por sua vez, o presidente da FNAP, Manuel Gonçalves, satisfeito com o decorrer do evento.

E assim se passaram três dias dedicados à apicultura, em que produtores e consumidores tiveram uma oportunidade única de apreciar o mel de todo o país, em exposição na maior mostra nacional de produtos apícolas realizada em Portugal. Uma oportunidade ideal para os produtores e as suas organizações fazerem a divulgação dos seus produtos e serviços juntos dos consumidores e dos principais operadores do mercado nacional e europeu do mel. Um evento que permite ainda o contato com as principais empresas fornecedoras de fatores de produção a operar na fileira apícola.

(2012-11-12) - Press Release