Noite de Desporto lotou a maior sala de espetáculos do concelho

28 janeiro, 2013

Noite de Desporto lotou a maior sala de espetáculos do concelho
A Mealhada viveu ontem mais uma noite dedicada ao Desporto. O Cineteatro Municipal Messias voltou a lotar na sétima edição da Gala Desportiva, numa noite de distinções e muita animação, dedicada a todos os que já levaram o nome da Mealhada além-fronteiras ou que, de alguma forma, já deram o seu contributo para o desenvolvimento do desporto no concelho. Uma gala que contou com muitas presenças especiais, como a da atleta olímpica Fernanda Ribeiro, e muitos momentos emocionantes, como a entrega do prémio Treinador do Ano a Fernando Ferreira Nascimento, mais conhecido por “Niza”, o prémio MemÓria ao falecido “Professor Simões”, ou o Alto Prestígio ao fundador da Associação de Jovens Cristãos do Luso, Rui Costa.

O Cineteatro Municipal Messias abriu ontem as portas ao ritmo do samba dos SÓcios da Mangueira, para mais uma edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que foi exemplarmente conduzida por uma dupla de estreantes da “casa”, os professores de Atividade Física e Desportiva, Mafalda Figueiredo e Ricardo Santos. Um evento organizado pela Câmara Municipal, que pretende reconhecer e agradecer todo o trabalho que tem vindo a ser realizado nesta área a nível concelhio e que ontem, mais uma vez, deixou as emoções ao rubro na principal sala de espetáculos do concelho.

“Eu vou esperar que todos os que estão à frente das associações pensem primeiro nas pessoas. é por elas e para elas que estamos aqui”, disse Janine de Oliveira, presidente da direção da CADES, ao receber o prémio Associação Desportiva do Ano, sob um forte aplauso da plateia. E foi assim que começou a sétima edição do evento, com grandes comemorações e aplausos, que se estenderam a Gonçalo Louzada, do Hóquei Clube da Mealhada, que recebeu o prémio Dirigente do Ano e a Maria Malaguerra Costa, a nadadora da Sociedade ColumbÓfila de Cantanhede que foi distinguida como Atleta do Ano.

Mas foi na entrega do prémio Treinador do Ano que se viveu um dos momentos mais aguardados da noite. “Com vontade, trabalho e muita paixão, muita alegria, conseguimos tudo”, afirmou o treinador do Futebol Clube da Pampilhosa, “Niza”, ao receber o galardão. Uma distinção que se deveu às várias subidas de divisão que marcaram a sua carreira de treinador, mas sobretudo ao facto de ter conseguido que o Futebol Clube da Pampilhosa subisse à II Divisão Nacional na época passada. Antes, já a sua equipa, de Seniores do Futebol Clube da Pampilhosa, tinha recebido a distinção de Equipa do Ano.

O segundo momento da noite aconteceu com a subida ao palco de Fernanda Ribeiro, para a entrega do galardão de Revelação do Ano, que ficou nas mãos da mealhadense Sandrine da Ressureição, do Rugby da Agrária de Coimbra. Fernanda Ribeiro subiu as escadas enquanto outro convidado, o locutor da Antena 1, Fernando Eurico, reproduzia o relato da sua vitÓria nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, sob uma ovação da plateia. Ninguém ficou sentado, nem indiferente, à presença da campeã olímpica no Cineteatro Municipal Messias. “Eu digo para nunca desistirem. São precisos muitos sacrifícios, mas se gostarem do que fazem, vale a pena”, salientou Fernanda Ribeiro, emocionada, deixando um conselho aos jovens atletas presentes na sala.

A entrega do prémio MemÓria à esposa do falecido professor de Educação Física e posteriormente treinador de futebol Manuel Simões de Oliveira deixou uma boa parte da plateia de pé, o que sÓ voltou a acontecer na entrega do último galardão, o prémio Alto Prestígio, ao fundador da Associação Jovens Cristãos do Luso, Rui Costa. “A loucura do amor é o que me move, é a razão do meu trabalho e destes 31 anos de entrega a esta causa. Por Jesus Cristo e por cada pessoa que ajudei”, sublinhou o professor e economista Rui Costa, ao receber a distinção.

“Esta é a última gala em que irei estar presente enquanto Presidente da Câmara”, começou por dizer o presidente Carlos Cabral, no discurso que encerrou a gala. “é com muito regozijo que vejo como o concelho se tem desenvolvido a nível desportivo e quero, desde já, agradecer aos jovens e aos menos jovens o que têm feito pelo desporto do nosso município, a utilização que têm dado aos nossos equipamentos. Espero que continuem a praticar desporto”, asseverou o autarca, concluindo: “Espero que o prÓximo Executivo Municipal, seja qual for a sua composição, continue a fazer tanto, ou faça mais e melhor, pelo desporto do concelho. é com regozijo e satisfação que, com certeza, verei isso”.

A gala terminou com a atuação do músico João Vila, que recentemente venceu o concurso “ás do Cavaquinho”, do programa da RTP1 “Portugal no Coração”. Antes, ficaram as atuações do núcleo de Fitness e Desporto da Associação CADES, do Ballet do Hóquei Clube da Mealhada e da escola de samba SÓcios da Mangueira, que deixou no ar um cheirinho do que será esta edição do Carnaval da Mealhada.

LISTA DE VENCEDORES

Prémio Incentivo
Escola de Futsal da Mealhada – Geração Benfica

Prémio Dedicação