Câmara apresenta 4 Maravilhas a alunos de Gestão Hoteleira e Turística

01 fevereiro, 2013

Câmara apresenta 4 Maravilhas a alunos de Gestão Hoteleira e Turística

A vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada esteve ontem à tarde nas Caves Messias a apresentar o projeto gastronómico “água | Pão | Vinho | Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” aos alunos da pós-graduação em Gestão Hoteleira e Turística, curso esse desenvolvido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra. Filomena Pinheiro explicou como surgiu a ideia, qual o objetivo do lançamento da marca gastronómica e deu a conhecer um pouco do que já foi feito pela autarquia no âmbito do desenvolvimento do projeto 4 Maravilhas.

A vice-presidente da Câmara começou por explicar aos alunos como surgiu a ideia do projeto 4 Maravilhas. Filomena Pinheiro esclareceu que a Câmara Municipal procurava criar uma identidade forte e coesa para os quatro produtos gastronómicos que levam o nome do concelho além-fronteiras e foi assim que, em 2007, lançou a marca 4 Maravilhas, com o intuito de distinguir, de entre a enorme oferta existente no concelho, os empresários que garantissem a autenticidade, a tradição e a qualidade destes produtos. O objetivo do projeto, adiantou, “é garantir que quem nos visita pode escolher um produto e exigir que o mesmo lhe seja apresentado segundo os critérios que consideramos representarem a genuína tradição da confeção do pão da Mealhada ou do leitão assado, a qualidade da água e dos vinhos concelhios”.

A autarca falou ainda da evolução do projeto e de como a marca passou a ser rapidamente identificada pelo consumidor. Filomena Pinheiro referiu as várias campanhas de divulgação da marca gastronómica, a participação da Câmara Municipal em feiras e outras iniciativas de visibilidade, a organização das galas das 4 Maravilhas – evento em que é dado a conhecer quais os candidatos à marca que reúnem os requisitos necessários para a sua utilização -, a constituição da Associação Maravilhas da Mealhada em 2010, com o objetivo de promover e valorizar a marca, e inúmeras outras ações que consolidaram o projeto e tornaram a assinatura 4 Maravilhas facilmente identificável pelo consumidor.

A vice-presidente da Câmara falou ainda do lançamento do vinho 4 Maravilhas 2008, que resultou da colheita dos oito produtores do concelho e foi criado pelo enólogo Rui Reguinga, que selecionou o melhor de cada produtor, na proporção ideal, até conseguir a excelência de um tinto característico da Bairrada. Um vinho que conjuga três castas de carácter distinto, vinificadas no concelho da Mealhada e consagradas ao longo dos anos – a Baga, Touriga Nacional e Syrah – e que tem sido um sucesso, estando já praticamente todos os lotes vendidos. Em breve, será conhecido uma nova edição do vinho 4 Maravilhas, já de 2009 e sob a assinatura do enólogo Anselmo Mendes.

(2013-01-30) - Press Release