Câmara e AD ELO empenhadas na promoção da Igualdade

13 fevereiro, 2013

Câmara e AD ELO empenhadas na promoção da Igualdade

A Câmara Municipal da Mealhada vai levar a cabo um conjunto de ações de sensibilização sobre a temática da Igualdade, dirigidas aos funcionários municipais e à comunidade concelhia. As ações começam já este mês de fevereiro, terminam em junho, e inserem-se no calendário estipulado no projeto “Construindo Igualdades”, que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego para a implementação do III Plano Nacional de Igualdade, um instrumento de políticas públicas para promoção da igualdade de género.

O princípio da Igualdade, previsto na Constituição Portuguesa, define que “todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”. Um princípio constitucional, que é preciso fazer cumprir e que, por isso, levou à criação do Plano Nacional de Igualdade, um instrumento de políticas públicas de promoção da igualdade, que procura fazer cumprir, nacional e internacionalmente, diversos compromissos estabelecidos com a Europa. Nesse sentido, a AD ELO, enquanto organismo que atua próximo das comunidades, decidiu dar um passo em frente e desafiar algumas autarquias a levarem avante o projeto “Construindo Igualdades”, no âmbito do III Plano Nacional de Igualdade.

O projeto “Construindo Igualdades” resulta, pois, de uma candidatura submetida ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH), no âmbito do Eixo 7 – Tipologia de Intervenção, 7.2 – Planos de Igualdade. Um projeto que tem como objetivos integrar os conceitos e a linguagem associados à Igualdade de Género nos princípios e valores das organizações; implementar medidas que visem atuar sobre as diferentes formas de discriminação associadas ao género; potenciar as competências dos recursos humanos através da inclusão de todos e de todas e promover a visibilidade das boas práticas junto das comunidades locais.

O projeto teve início a 15 de setembro de 2011 e muito já foi feito, desde então, para promover a igualdade de géneros. Foi realizado um diagnóstico de situação de género, foram planeadas estratégias, objetivos e indicadores de execução para as ações a desenvolver e foram dinamizadas várias ações de promoção da igualdade de género e conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, tanto formativas, como apenas de sensibilização.

Agora, na reta final do projeto, que termina a 31 de agosto, vão ser desenvolvidas várias ações de sensibilização para os funcionários municipais e comunidade concelhia.

O calendário é o seguinte:

Fevereiro | Conhecer para Intervir
Visionamento de filme com a com informação da realidade da Câmara da Mealhada e as principais medidas do plano para a igualdade (n.º total de funcionárias/os divididas/os por carreiras/cargos, n.º de eleitos locais, dias de ausência por motivos de assistência a familiares e proteção da parentalidade, n.º de horas de formação em igualdade de género). Público – alvo | todos os funcionários

28 de fevereiro | Linguagem Inclusiva
10h |Sala polivalente do Setor da Ação Social
Ação de sensibilização para a utilização da linguagem inclusiva para funcionários da autarquia
Público – alvo | todos os funcionários

25 de março | Género e Educação
Manhã ou tarde | Sala polivalente do Setor da Ação Social
Workshop sobre a temática do género e da educação para a cidadania, dirigido a quem trabalhe no Setor de Educação da Câmara Municipal, bem como a toda a comunidade escolar envolvente.
Público – alvo | funcionários do Setor da Educação e escolas concelhias

15 de maio | Parentalidade partilhada
Manhã ou tarde | Sala polivalente do Setor da Ação Social
Workshop sobre a temática da parentalidade e como esta situação afeta as mulheres e homens, situação atual e preconceitos existentes. Participação do Projeto “Papá dá licença?” – Movimento Graal Lisboa/Coimbra
Público – alvo | todos os funcionários e projeto “Ser + Família”
27 a 31 maio | Exposição itinerante “Aspetos históricos dos Movimentos Feministas”
Todo o dia | Biblioteca Municipal da Mealhada
Exposição pertencente à Associação Lusófona para o Desenvolvimento do Conhecimento, que pretende captar a atenção para a evolução da problemática de Igualdade de Género e para tudo o que é necessário levar a cabo no sentido da mudança deste paradigma social.
Público – alvo | todos os funcionários e comunidade concelhia

9 de junho | Caminhada pela Igualdade
Manhã | Parque da Cidade da Mealhada
Caminhada de sensibilização para a importância da igualdade de oportunidades.
Público – alvo | todos os funcionários e comunidade concelhia

(2013-02-13) - Press Release