Espaço Inovação vai ficar pronto no primeiro trimestre de 2014

15 fevereiro, 2013

Espaço Inovação vai ficar pronto no primeiro trimestre de 2014
As antigas instalações do matadouro municipal, situadas na EN1, junto à rotunda do Baco, vão dar origem ao Espaço Inovação do Município da Mealhada. Um local multifuncional, de acolhimento de iniciativas inovadoras de âmbito social, cultural e econÓmico que visem o desenvolvimento do concelho. Um espaço que pretende juntar munícipes, coletividades ou grupos informais de cidadãos dinâmicos, participativos e empreendedores, capazes de fazer a diferença. A empreitada de remodelação do espaço foi entregue à empresa Hoturb – Sociedade de Construções SA., de Oliveira do Bairro, por cerca de 780 mil euros, mais IVA. O prazo de execução é de 364 dias.

Chama-se Espaço Inovação do Município da Mealhada, vai nascer nas antigas instalações do matadouro municipal, e pretende ser um local polivalente, vocacionado para o acolhimento de iniciativas inovadoras de âmbito social, cultural e econÓmico, que permita a coexistência de diferentes entidades e projetos. Sejam munícipes em nome individual, grupos de cidadãos ou coletividades, a ideia é que tenham iniciativas que visem a promoção dos recursos endÓgenos concelhios, a revitalização de atividades tradicionais ou a recuperação de usos e costumes. Tudo em prol do desenvolvimento sustentado e sustentável do concelho da Mealhada.

Um espaço de partilha de conhecimentos e experiências, onde a criatividade, a dinâmica e o empreendedorismo imperem, com a finalidade de criar iniciativas e projetos dinamizadores do concelho e da região, como é o caso da marca gastronÓmica “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, da estratégia “Destino Luso – Saúde, Beleza e Bem-Estar”, ou das inúmeras iniciativas levadas a cabo pela Fundação Mata do Buçaco. Uma forma de envolver os agentes econÓmicos, sociais e culturais do município na estratégia de desenvolvimento e crescimento integrado do concelho da Mealhada.

Um conceito inovador, ao qual se soma ainda a mais-valia da requalificação de um edifício antigo de elevada importância para a identidade e histÓria do concelho, que é uma referência na memÓria da população local. A ideia é remodelar e ampliar o edifício, aproveitando melhor a orientação solar e a sua luz natural, e conciliar uma linha arquitetÓnica mais contemporânea, simples e minimalista, com a linha existente, preservando as características mais marcantes da estrutura, nomeadamente a sua frontaria.

O edifício tem dois pisos e irá ser divido em três setores: o dos espaços sociais, o dos espaços de trabalho e dos espaços de apoio geral. O primeiro compreende os átrios, as zonas de circulação, balcão de informação e controle, salas polivalentes, sala de formação e cafetaria/bar. O segundo é constituído por 10 áreas de trabalho, destinadas a funcionar individualmente como gabinetes. Já o terceiro compreende as instalações sanitárias, a área de arquivo e área técnica. No exterior, para além dos espaços verdes e acessos pedonais, vai ser construído um parque de estacionamento automÓvel.

Um projeto elaborado pela Câmara Municipal da Mealhada, cujo concurso público para a realização da empreitada foi ganho pela firma Hoturb – Sociedade de Construções SA, com sede em Oliveira do Bairro, pelo montante de 779.750,00 euros mais IVA. O contrato de minuta foi aprovado, por unanimidade, na última reunião do Executivo Municipal, de quinta-feira, dia 7 de fevereiro, estando agora em condições de ser assinado pelas partes, o que deverá acontecer já na prÓxima semana. Posto isto, fica apenas a faltar o visto do Tribunal de Contas para a empreitada arrancar. Com um prazo de execução de 364 dias, espera-se que o Espaço Inovação esteja pronto para abrir as portas no primeiro trimestre de 2014.

(2013-02-15) - Press Release