Presidente da Câmara foi recebido hoje pelo Grupo Parlamentar do PS

20 março, 2013

Presidente da Câmara foi recebido hoje pelo Grupo Parlamentar do PS

O Presidente da Câmara Municipal da Mealhada foi recebido hoje, em Lisboa, pelo Grupo Parlamentar do PS, representado, entre outros, pelos deputados eleitos pelo círculo de Aveiro, Filipe Neto Brandão e Pedro Nuno Santos. A situação da Mata Nacional do Buçaco depois de conhecida a recente resolução do Conselho de Ministros de 8 de março, que proíbe o apoio financeiro à Fundação Mata do Buçaco por parte de qualquer entidade pública, foi o tema em análise. O Presidente da Câmara já foi contactado também pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, e pelo Grupo Parlamentar do PCP, estando previstas audiências para muito breve.

Recorde-se que depois de conhecida a decisão do Conselho de Ministros que obriga à “cessação total de apoios financeiros públicos” à Fundação Mata do Buçaco, o Executivo Municipal da Mealhada reuniu, dia 12 de março, e decidiu por unanimidade solicitar uma audiência à Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, ao Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, aos grupos parlamentares da Assembleia da República e à Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República. O objetivo, resumiu na altura o Presidente da Câmara, Carlos Cabral, “é expor a situação e tentar transmitir a preocupação da população do Município da Mealhada perante uma decisão que asfixia a Fundação Mata do Buçaco e que conduz a Mata Nacional do Buçaco ao abandono”.

“Foi esta a nossa decisão face a tão absurda resolução por parte do Conselho de Ministros, uma decisão que só pode ter sido fundamentada no preconceito relativamente às fundações e baseada no total desconhecimento da realidade existente”, argumentou o Presidente da Câmara, considerando que a decisão do Conselho de Ministros “não extingue a Fundação, mas asfixia-a obrigando-a a susbsistir apenas com as verbas que conseguir angariar e deixando novamente a Mata Nacional e o seu património classificado entregue a ninguém, sem gestão, nem rumo, ao abandono. é uma decisão criminosa contra o património nacional”.

O Grupo Parlamentar do PS foi o primeiro a aceder ao pedido de audiência do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que foi hoje recebido em Lisboa. Entretanto, Carlos Cabral já foi contactado pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, que lhe garantiu uma reunião para breve, e pelo Grupo Parlamentar do PCP, que deverá recebê-lo na próxima semana.

(2013-03-20) - Press Release