Alunos e professores do liceu Jean Vigo de Millau visitam a Mealhada

12 abril, 2013

Alunos e professores do liceu Jean Vigo de Millau visitam a Mealhada
é já no prÓximo domingo, dia 14 de abril, que chega à Mealhada um grupo de oito alunos e duas professoras do liceu Jean Vigo de Millau. Depois do protocolo de geminação entre as duas cidades ter sido assinado pelos dois presidentes de Câmara, respetivamente Carlos Cabral e Guy Durand, em outubro de 2010, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as duas cidades-irmãs têm estreitado os laços de amizade. Esta é mais uma visita de alunos e professores de Millau à cidade da Mealhada, que tem como objetivo a aproximação entre os dois países, as duas cidades e as suas gentes.

Mealhada e Millau são cidades-irmãs desde o dia 1 de outubro de 2010. O que começou por ser um intercâmbio entre os jovens das escolas da Mealhada e de Millau tornou-se numa geminação de dois municípios em prol de uma Europa mais coesa, de cidadania e democracia, que incentive a partilha e troca de experiências, opiniões e valores entre cidadãos dos seus estados-membros. E é, nesse sentido, que a Mealhada vai receber, de 14 a 21 de abril, mais um grupo de alunos e professores de uma escola de Millau, o Lycée Jean Vigo, que vão ficar hospedados em casa de alunos e professores da Escola Secundária da Mealhada.

Os pormenores do programa estão a ser preparados no Agrupamento de Escolas de Mealhada.

PROGRAMA PROVISÓRIO

Domingo, 14 abril
16h30 – Chegada ao Porto e viagem para a Mealhada.
18h00 – Receção na Mealhada e primeiro contacto com os correspondentes e seus familiares.
19h00 – Partida para as casas das famílias. Jantar e dormida.

2ª feira, 15 abril
9h00 – Visitas à Mata do Buçaco, à vila do Luso e à Sociedade das águas do Luso.
13h00 – Almoço na cantina do Agrupamento de Escolas da Mealhada.
14h22-14h46 – Viagem de comboio para Coimbra. [Visitas da Universidade, Sé Nova e Sé Velha]. Passeio na Baixa.
17h44-18h09 – Viagem de comboio para Mealhada.
18h30 – Partida para as casas das famílias. Jantar e dormida.

3ª feira, 16 abril
8h30-12h45 – Aulas de Português na Escola Secundária.
13h00 – Almoço na cantina do Agrupamento de Escolas da Mealhada. Visita da EB n.° 2.
15h00 – Receção na Câmara Municipal da Mealhada.
16h30 – Visita à Escola Profissional Vasconcelos Lebre. Passeio no centro da Mealhada.
18h00 – Partida para as casas das famílias. Jantar e dormida.

4ª feira, 17 abril
9h22 – 11h52 – Viagem de comboio: Mealhada-Coimbra-Lisboa.

5ª feira, 18 abril – Lisboa

6ª feira, 19 abril – Visitas em Lisboa
18h22 – 21h08 – Viagem Lisboa-Pampilhosa-Mealhada. Jantar e dormida nas famílias.

Sábado, 20 abril
10h21 – 10h45 – Viagem Mealhada-Coimbra. Visitas: Parque Verde e Santa Clara-a-Velha.
19h00 – Jantar na Escola Profissional Vasconcelos Lebre (ainda por confirmar)

Domingo, 21 abril
9h30 – Despedida. Partida para o Porto