Ir para o conteúdo principal

Mealhada volta a receber bandeira verde ECO XXI

17 setembro, 2013

Mealhada volta a receber bandeira verde ECO XXI

O Município da Mealhada foi distinguido, mais uma vez, com o galardão máximo do projeto Eco XXI: a bandeira verde. O prémio foi entregue ontem à tarde, no Teatro Cine de Torres Vedras, ao Presidente da Câmara, Carlos Cabral. é o quinto ano consecutivo que a Mealhada conquista o título de município Eco XXI, tendo vindo sempre a melhorar a sua pontuação. O município conseguiu a sua melhor prestação de sempre: um índice global de 66,5% e o reconhecimento em 15 dos 19 indicadores de sustentabilidade a que se candidatou. é ainda de realçar a prestação do município em alguns indicadores, como por exemplo no que avalia a cobertura do concelho em termos de distribuição de água e saneamento, onde obteve a nota máxima.

O Município da Mealhada foi um dos 31 que, este ano, foram distinguidos com a bandeira verde Eco XXI 2013. E foi novamente um dos únicos três do distrito de Aveiro a conseguir o galardão. Para receber o prémio, os municípios precisam de conseguir um índice Eco XXI superior a 50%, que se baseia na avaliação de 21 indicadores de sustentabilidade. Todavia, no caso da Mealhada, a candidatura apenas foi feita a 19 indicadores, já que o município não reúne condições para se candidatar aos restantes, como por exemplo é o caso do indicador "Programa Bandeira Azul", que avalia a qualidade das praias do concelho.

Certo é que a Mealhada repetiu a proeza, cumpriu os objetivos e conseguiu mesmo a sua melhor pontuação de sempre, obtendo um índice Eco XXI de 66,5% (o do ano passado foi de 64,7%) e aumentando o número de indicadores com objetivo superado para 15. O município destacou-se em áreas como Educação Ambiental, Eco-Escolas, Participação Pública e Agenda 21, Informação Disponível aos Munícipes, Emprego na área Ambiental, Cooperação com a Sociedade Civil e Ambiente, Conservação da Natureza, Ordenamento do TerritÓrio, Qualidade do Ar, Qualidade da água para Consumo Humano, População servida por água e Drenagem e Tratamento de águas Residuais, Produção e Recolha Seletiva de Resíduos e Valorização dos RSU, Valorização do Papel da Energia, Qualidade do Ambiente Sonoro e Agricultura Sustentável.

Recorde-se que o objetivo primordial do Eco XXI - um projeto promovido internacionalmente pela Fundação para a Educação Ambiental e representado nacionalmente pela Associação Bandeira Azul da Europa - passa por promover as boas práticas e as políticas de sustentabilidade em todos os municípios, valorizando a aposta na execução de políticas de educação ambiental. O Eco XXI todos os anos premeia os municípios que se candidatam, tendo por base 21 indicadores e 65 sub indicadores de referência para aferição das práticas e políticas de sustentabilidade.

Para mais informações, por favor consultar www.abae.pt

(2013-09-17) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...