Pampilhosa recebe monumento de homenagem ao Ferroviário

30 setembro, 2013

Pampilhosa recebe monumento de homenagem ao Ferroviário
O Monumento ao Ferroviário foi ontem descerrado, pelas 17h30, na rotunda da Lagarteira, Pampilhosa, na presença do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, e de outros membros do Executivo Municipal, bem como do Presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, Vítor Matos. “Está feita justiça aos ferroviários. Foram eles que desenvolveram esta terra”, afirmou Carlos Cabral. “é uma justa homenagem, que tínhamos que fazer aos ferroviários”, sublinhou, por sua vez, Vítor Matos.

Duas locomotivas e um ferroviário entre elas, a figura central, numa escultura toda em granito, com um peso superior a 75 toneladas. é assim o Monumento ao Ferroviário, uma obra assinada por Xico Lucena, que ontem foi destapada na rotunda da Lagarteira, na Pampilhosa. “Está aqui colocado porque nesta zona, envolvente à estação, sÓ existiam casas de ferroviários. Foram eles, que desde 1880, desenvolveram esta terra. Eles e os trabalhadores do barro, que já têm um monumento em sua homenagem”, salientou o Presidente da Câmara, Carlos Cabral, adiantando que a obra teve um custo aproximado de 40 mil euros.

“Este monumento é uma justa homenagem que tínhamos de fazer aos ferroviários. Foram os homens de barro e do caminho-de-ferro que deram vida à Pampilhosa”, afirmou, por sua vez, o Presidente da Junta, considerando que a peça ilustra bem o ferroviário.

(2013-09-27) - Press Release