Mealhada assinala os 203 anos da Batalha do Bussaco

27 setembro, 2013

Mealhada assinala os 203 anos da Batalha do Bussaco
Os 203 anos da Batalha do Bussaco foram hoje assinalados, com a cerimÓnia oficial a decorrer junto ao monumento do Obelisco, numa iniciativa que contou com a presença de representantes do Exército Português, da Associação NapoleÓnica de Portugal e da Câmara Municipal da Mealhada, entre outros. As comemorações vão prosseguir hoje à noite, com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, que terá início pelas 21h no Pavilhão Municipal do Luso, uma vez que as condições meteorolÓgicas não permitem que se realize na Fonte de S. João, como estava inicialmente previsto. Uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada.

Foi com o içar das bandeiras nacionais de Portugal, do Reino Unido e da França que se deu início, mais uma vez, às comemorações do 27 de setembro no Buçaco. Depois de recebidos os convidados, as comemorações prosseguiram com o cortejo militar e religioso que, este ano, aconteceu sob a ameaça de chuva. A palestra coube ao Sargento-Chefe Sousa Gomes, que fez um discurso de “recuo na máquina do tempo”, retratando com descrição os acontecimentos de 27 de setembro. E a chuva tanto ameaçou que, precisamente no momento do depÓsito das coroas de flores junto ao monumento do Obelisco, fez-se sentir e bem, obrigando todos a apressarem-se a regressar ao Museu Militar.

Já no Museu Militar, o ponto alto foi a apresentação do livro “As invasões NapoleÓnicas”, do Coronel José CustÓdio Madaleno Geraldo, uma das maiores obras sobre as Invasões Francesas que foram escritas até aos dias de hoje. O livro serviu também de base ao conhecido filme “As Linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento, nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

As comemorações dos 203 anos da Batalha do Bussaco prosseguem esta noite, no Luso, com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, promovido pela Câmara Municipal da Mealhada. O concerto está marcado para as 21h no Pavilhão Municipal do Luso, uma vez que as condições meteorolÓgicas não permitem que se realize na Fonte de S. João, como estava inicialmente previsto.

Recorde-se que a Orquestra Ligeira do Exército é um agrupamento musical militar composto por cinco saxofones (flauta/clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas, que executa composições ligeiras e “tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, (…) sendo hoje considerada uma verdadeira ‘embaixadora’ do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a afirmação e valorização cultural”, lê-se na resenha histÓria da Orquestra Ligeira do Exército. A Orquestra volta ao Luso três anos depois de ter atuado na Fonte de S. João, num concerto de hora e meia que mereceu os maiores aplausos de todos os presentes.

(2013-09-27) - Press Release