Ir para o conteúdo principal

Câmara Municipal divulga "OpenStreetMap" junto da comunidade escolar

14 novembro, 2013

Câmara Municipal divulga

A Câmara Municipal está a divulgar o “OpenStreetMap” (OSM), um projeto de fornecimento de dados geográficos livres e gratuitos para todos, junto dos alunos do concelho. Uma iniciativa que pretende dar a conhecer à comunidade escolar o que são os Sistemas de Informação Geográfica e a forma como qualquer cidadão pode contribuir para o desenvolvimento de um mapa do território livre e acessível a todos. A primeira ação decorreu na segunda-feira, dia 11 de novembro, na Escola Secundária da Mealhada, mas outras se vão seguir, nomeadamente na Escola Básica nº 2 da Mealhada, no dia 20 de novembro, e na Escola Básica nº 2 da Pampilhosa, no dia 22 de novembro.

Ensinar aos alunos o que são os Sistemas de Informação Geográfica e como cada um pode contribuir para o desenvolvimento de um mapa do território acessível a todos é o grande objetivo desta iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada. A ideia é dar a conhecer o projeto OMS, que tem como objetivo criar e fornecer dados geográficos livres e gratuitos, tais como mapas de estradas. A primeira ação realizou-se na Escola Secundária da Mealhada. Os alunos conheceram e aprenderam a trabalhar com este mapa do território português, cujos dados geográficos são inseridos e atualizados por qualquer utilizador.

O projeto OMS foi lançado porque a maioria dos serviços de mapas comerciais gratuitos, para além de não garantirem para sempre essa gratuitidade, tem restrições legais ou limitações técnicas que levam a algumas incorreções e impedem a sua utilização para todos os fins pretendidos. E foi dessa oportunidade que surgiu o OMS, que se apresenta como um mapa mundial livre, produzido por iniciativa da comunidade e feito de uma forma colaborativa por todos aqueles que lá se registam (www.openstreetmap.org). Isto é, feito por pessoas de todo o mundo. Trata-se, pois, de um projeto global, que regista atualmente mais de 1350 mil contribuidores em todo o mundo.

O projeto descentraliza-se e divide-se em várias seções. O OMS português tem como objetivo a realização e distribuição de mapas do território português e está a ser apresentado aos alunos do concelho. Uma pequena aula de Sistema de Informação Geográfica e de OMS que pretende entusiasmar os presentes e motivá-los a tornarem-se contribuidores, já que o lema do projeto é mesmo que todos, indivíduos, escolas, universidades, empresas, poder local e central, contribuam para a criação e atualização deste mapa e possam usufruir de todos os benefícios que ele lhes traz.

A Câmara Municipal da Mealhada enquanto utilizadora de Software Aberto para Sistema de Informação Geográfica tem todo o interesse em apoiar e divulgar o projeto OSM português. Nesse sentido, novas ações estão já marcadas. Amanhã, dia 15 de novembro, a Câmara Municipal acompanha os alunos do secundário numa recolha de dados a realizar no centro da cidade. Posteriormente, vai apresentar o projeto aos alunos da Escola Básica nº 2 da Mealhada, no dia 20 de novembro, e da Escola Básica nº 2 da Pampilhosa, no dia 22 de novembro.

(2013-11-14) - Press Release







Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...