Ir para o conteúdo principal

Orçamento de 17 milhões de euros aprovado por unanimidade

04 dezembro, 2013

Orçamento de 17 milhões de euros aprovado por unanimidade
O Orçamento da Câmara Municipal da Mealhada para 2014, de perto de 17 milhões de euros (mais 2,7 milhões que o do ano passado), foi ontem aprovado por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal. Um documento que suporta os compromissos já assumidos pelos anteriores responsáveis autárquicos, mas que sobretudo assenta no programa apresentado por este Executivo socialista no último ato eleitoral. Desenvolvimento EconÓmico, Ação Social, Desporto, Educação e Cultura são os eixos prioritários deste plano de ação, que servirá de guião à atividade autárquica dos prÓximos quatro anos. O documento segue agora para a Assembleia Municipal.

São 17 milhões de euros para serem geridos pelo novo Executivo Municipal, mediante o programa que este apresentou durante as passadas eleições autárquicas. Um orçamento superior ao do ano transato, mas que nem por isso descura a grave situação econÓmica, financeira e sobretudo social que o país atravessa, as imensas dificuldades legais, os constrangimentos burocráticos e os sucessivos cortes por parte da Administração Central. “é um orçamento com os compromissos que a Câmara Municipal tinha à data da nossa tomada de posse, que aposta substancialmente em áreas sociais e que pretende ainda potenciar alguns projetos candidatáveis ao prÓximo Quadro Comunitário de Apoio”, resumiu o presidente da Câmara, Rui Marqueiro.

A estratégia consta no programa que esta equipa socialista levou ao último ato eleitoral. No que respeita ao Desenvolvimento EconÓmico, a aposta é na criação líquida de emprego, na inovação e na competitividade. “Pretendemos captar investimento privado, promover estudos de viabilidade para o alargamento da zona industrial de Viadores, levar a cabo a zona industrial de Barrô, requalificar o mercado municipal da Pampilhosa e criar o novo mercado municipal de Mealhada, no âmbito da reabilitação urbana, relançar o programa PIRPEC e na vertente do termalismo clássico relançar as Termas do Luso”, pode ler-se no documento.

Já na Ação Social, a prioridade passa pelo apoio às famílias carenciadas do concelho, através da criação de um Fundo de Emergência Social e de um Fundo Extraordinário de Intervenção Social, e pelo apoio financeiro às Instituições Particulares de Solidariedade Social. No Desporto, o objetivo passa pela massificação da prática desportiva, por potenciar as infraestruturas existentes e diversificar as modalidades. O Executivo Municipal garante ainda o apoio às coletividades desportivas do concelho, quer através de financiamento e incentivos, quer através da requalificação e melhoria dos equipamentos.

Quanto à Educação, os objetivos passam por garantir uma completa interação com as escolas e com os seus dirigentes, melhorar as condições da população escolar mais jovem (o Centro Escolar da Mealhada é a grande obra desta orçamento), estimular a participação da juventude, e incentivar o mérito escolar, com a atribuição, por exemplo, de prémios e bolsas de estudo. Quanto à Cultura, a ideia passa por abrir os espaços municipais à participação dos cidadãos e dos grupos culturais locais e apoiar as coletividades, reconhecendo o seu trabalho e melhorando o seu financiamento municipal.

“Acreditamos que as ideias que serviram de mote ao programa deste Executivo vão ser uma realidade neste mandato que agora iniciamos. Estamos conscientes das adversidades, mas acreditamos que, de uma forma honesta, com muita dedicação, trabalho e solidariedade, é possível concretizar aquilo que nos propomos neste orçamento”, pode ler-se no documento. O Orçamento Municipal para 2014 foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara de ontem à tarde e segue agora para aprovação na Assembleia Municipal da Mealhada.

(2013-12-03) - Press Release






Notícias Relacionadas



Assembleia Municipal da Mealhada aprova orçamento
15 dezembro, 2023

Assembleia Municipal da Mealhada aprova ...

A Assembleia Municipal da Mealhada aprovou, em sessão ordinária, por maioria, os Documentos Previsionais para 2024, Orçamento e Grandes Opções do ...