Alunos da EPVL confecionam e servem refeição a famílias carenciadas

05 dezembro, 2013

Alunos da EPVL confecionam e servem refeição a famílias carenciadas

Os alunos dos cursos de Restauração da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) tiveram um júri especial, na passada quarta-feira, no almoço que prepararam e serviram no restaurante-escola do Jardim Público da Pampilhosa. à mesa estavam sentadas famílias carenciadas do concelho, que usualmente vão buscar as suas refeições à cantina social da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. O desafio partiu da Câmara Municipal, mas foi aceite de imediato pela EPVL e pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. “Com esta iniciativa pretendemos promover a inclusão e dar a conhecer esta realidade a toda a sociedade. Porque ela existe”, defendeu a vereadora da Ação Social, Arminda Martins.

Os almoços no restaurante-escola do Jardim Público da Pampilhosa são já uma prática recorrente. Uma ou duas vezes por semana, os alunos dos cursos de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, têm aulas práticas no restaurante-escola, que consistem na confeção de uma refeição, que depois é servida aos convidados que, regra geral, são pessoas ligadas à área, professores da escola profissional ou personalidades do concelho. Enquanto os alunos de Cozinha/Pastelaria confecionam o almoço, os de Restaurante/Bar ficam encarregues de servir os convidados e todos eles são, depois, avaliados pelo seu desempenho.

Esta semana não foi muito diferente, apenas mudaram os convidados. Os alunos da EPVL cozinharam e serviram mais de 20 pessoas, mas estas pertencentes a famílias carenciadas do concelho, que recebem as suas refeições da cantina social da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. “Esta ideia surgiu-me quando soube do projeto da EPVL. é uma forma de promovermos a inclusão das famílias carenciadas, proporcionando-lhes um momento agradável, único, e fomentando também o convívio entre eles”, argumentou a vereadora da Ação Social, Arminda Martins.

A vereadora teve a ideia, mas não esconde que teve também alguns receios. “Não sabia se eles se iam sentir à vontade, tinha alguma preocupação”, assume. Preocupações que se desvaneceram na primeira meia hora de convívio. “A iniciativa correu bem, os nossos convidados adoram, os alunos também e nós claro. Só tenho a agradecer à Escola Profissional e à Santa Casa da Misericórdia”, acrescentou, avançando ainda que a iniciativa é para repetir com as famílias carenciadas da Pampilhosa, em data a definir. “Vamos fazer o mesmo com as famílias da Pampilhosa. Assim promovemos a sua inclusão e, muito importante também, damos a conhecer à sociedade a realidade que existe no nosso concelho. Há um ano, a cantina social da Misericórdia tinha um utente, agora tem 20”, concluiu.

(2013-12-05) - Press Release