Ir para o conteúdo principal

Iluminação de Natal levou mais de 200 pessoas ao Luso na sexta-feira

10 dezembro, 2013

Iluminação de Natal levou mais de 200 pessoas ao Luso na sexta-feira
A vila do Luso inaugurou no passado dia 6 de dezembro, pelas 21h30, a iluminação pública de Natal. Até dia 6 de janeiro do prÓximo ano, 60 árvores da avenida principal e uma árvore especial de 11 metros de altura, na rotunda central do Luso, serão o centro das atenções para quem visitar esta localidade. A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia do Luso, com a colaboração dos comerciantes, hoteleiros e empresários do Luso e o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, pretende atrair mais turistas à região, apostando num projeto de iluminação turística alusiva à época natalícia.

A iluminação de 60 árvores de Natal espalhadas pela vila do Luso marcou o arranque da época natalícia na vila do Luso, na noite de sexta-feira passada. Uma iniciativa da Junta de Freguesia do Luso, que teve como objetivo iluminar um número significativo de árvores espalhadas pela vila, proporcionando uma imagem de luzes de Natal que fosse motivo de visita. A esta ação juntaram-se os comerciantes, hoteleiros e empresários da região, unindo-se para estimular o turismo nesta altura do ano.

Perante cerca de duas centenas de pessoas, ligaram-se as luzes das 60 árvores espalhadas pela vila e da árvore representativa da AMI, elaborada com cerca de 800 radiografias. Radiografias que surgem de uma campanha de recolha dinamizada por Joana Balau, da Farmácia Nova, que se iniciou a 8 de novembro e termina a 31 de dezembro, e que até sexta-feira, dia de inauguração da árvore, já contava com mais de 100 quilos de radiografias, recolhidas em cinco postos diferentes no Luso, na Mealhada e em Anadia. O proveito desta iniciativa irá reverter, mais tarde, para um fundo que financiará as diversas ações humanitárias da AMI.

Paulo Pereira, diretor do Centro Porta Amiga da AMI, de Coimbra, considerou esta iniciativa muito importante “por um lado, porque vai haver uma campanha real para a AMI poder ajudar os outros” e, por outro lado, “pelo facto da sociedade civil continuar a organizar-se para estas causas.”

O evento contou ainda com uma atuação da CADES - Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social da Mealhada, junto à árvore gigante, e com um concerto do Choral Poliphonico de Coimbra, no salão do Casino do Luso. No final da noite, a Junta de Freguesia ofereceu um chá quente aos presentes, para atenuar o frio da época.

As celebrações de Natal da vila do Luso vão decorrer até dia 6 de janeiro e incluem outras atividades, como os miniconcertos itinerantes (sábados e domingos de manhã, no mercado e na fonte de S. João), a Gala de Natal da AJCL, o concerto de fim-de-ano realizado pela Lost Orchestra e mais novidades, que serão divulgadas brevemente. A iniciativa procura ainda incentivar as compras no comércio tradicional: 15€ de compras são direito a participar num sorteio de 10 vales de 50€ na Tômbola do Comércio do Luso.

(2013-12-09) - Press Release






Notícias Relacionadas