BRIGHT leva "Eco Natal" ao Parque da Cidade de Mealhada

12 dezembro, 2013

BRIGHT leva

Várias oficinas de sensibilização ambiental vão ser realizadas no Parque da Cidade de Mealhada, de 16 a 22 de dezembro, no âmbito do Projeto BRIGTH. As atividades, dirigidas à comunidade escolar, vão ser desenvolvidas pela Câmara Municipal de Mealhada, parceira no projeto que decorre desde 2010, na Mata Nacional do Buçaco.

As tardes vão ser bem mais divertidas no Parque da Cidade de Mealhada, de 16 a 22 de dezembro, com várias atividades dinamizadas para toda comunidade escolar, no âmbito do Projeto BRIGHT. No primeiro dia, alunos, pais e encarregados de educação vão poder “conhecer” “O aderno que queria ser um pinheiro de Natal”, das 14h – 15h30, e ainda, numa oficina de reutilização, aprender a fazer “o Postal de Natal dos Duendes da Floresta”, das 16h às 17h00.

No dia seguinte, dia 17 de dezembro, as atividades agendadas, que despertarão a criatividade de todos, serão “Enfeites - Vamos vestir de Natal a Floresta Relíquia, das 14h – 15h30, e “Cristais de Natal – Cai neve no Parque”, das 16h – 17h30. No dia 18 de dezembro, as espécies invasoras serão abordadas durante a oficina “CSI Onde param as Invasoras?”, das 14h às 15h30. Ainda nesse dia, o desafio passa por perceber a que sabe a Floresta, com a atividade “Bolo na Caneca – A que sabe a Floresta?”, das 16h às 17h30. No dia 19 é a vez dos mais novos aprenderem a iluminar o Parque, com as “Velas Artesanais – Vamos iluminar o Parque”, das 14h às 15h, e também idealizar um “Porquinho com Estilo”, através de uma oficina de reutilização, das 16h às 17h30.

Elaborar uma “Coroa de Natal com produtos da Floresta”, das 14h às 15h, e “Comedouros Ecológicos”, das 16h às 17h30 são as propostas para dia 20, que terá ainda uma sessão de autógrafos com Miguel Midões, durante a atividade “Filigrama e o consílio dos gatos”, das 19h30 às 20h30. No dia 21 a proposta é fazer “Prendas vindas da Floresta”, das 14h às 15h, e “Biscoitos – Quais os cheiros e sabores do Natal na Floresta”, das 16 às 17h30. O último dia, 22, será reservado a oficinas sobre “As árvores do parque. Já as conheces?”, das 14h às 15h, e à Tertúlia “Consumismo e impactes ambientais no Natal”, das 16h às 17h30.

Todas as oficinas vão ser realizadas no Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade de Mealhada, e são atividades gratuitas, dirigidas à comunidade escolar, sendo que os interessados em participar nas mesmas devem realizar as suas inscrições parabright@cm-mealhada.pt ou para os números 961 750 028 | 916 717 442.

Recorde-se que todas as oficinas vão ser realizadas no âmbito do Projeto BRIGHT, pela Câmara Municipal de Mealhada, que tal como a Universidade de Aveiro, é parceira naquele projeto. A Câmara Municipal de Mealhada tem um papel mais interventivo no que ao BRIGHT diz respeito, planeando e assegurando ações concretas de educação ambiental com a comunidade escolar.

(2013-12-12) - Press Release