Câmara acolhe alunos do concelho com necessidades especiais

11 fevereiro, 2014

Câmara acolhe alunos do concelho com necessidades especiais

A Câmara Municipal acolhe, a partir de hoje e até ao final do ano letivo, dois alunos com necessidades especiais da Escola Secundária da Mealhada, que vão desenvolver o seu Plano Individual de Transição no Setor da Ação Social e no Setor da Educação e Desporto da autarquia. O protocolo de cooperação foi assinado, ontem à tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Marqueiro, o presidente do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, e os encarregados de educação dos dois estudantes. Uma parceria que visa dar resposta às dificuldades de inclusão social e profissional dos alunos com necessidades especiais que frequentam as escolas do concelho.

Salomé Mota, de 17 anos, e Rafael Pereira, de 16 anos, são os dois alunos do secundário com necessidades especiais que, a partir de hoje, vão iniciar o seu contacto com o mundo profissional, trabalhando dois dias por semana, respetivamente, no Setor de Ação Social e no Setor de Educação e Desporto da Câmara Municipal da Mealhada. A autarquia decidiu ser a entidade promotora do Plano Individual de Transição destes dois estudantes, como forma de apoiar a sua transição para o mercado de trabalho, contribuindo assim para a sua integração social e profissional.

Uma decisão que surge na sequência do seminário “Cidadãos com Necessidades Especiais – Que respostas à sua inclusão?”, que se realizou no passado mês de dezembro, na Escola Profissional da Mealhada. Uma iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada e pela própria Câmara Municipal, que pretendeu analisar e debater a problemática da deficiência e os constrangimentos sentidos pelos cidadãos com necessidades especiais na sua entrada e permanência no mercado de trabalho.

Ciente da importância de combater essas dificuldades e pretendendo dar o exemplo a toda a comunidade, a Câmara Municipal avançou com o acolhimento de jovens alunos do concelho que, pela sua proximidade com a maioridade, necessitam de travar o primeiro contato com o mercado de trabalho. A Salomé e o Rafael foram os primeiros, mas a autarquia admite acolher mais alunos em situações similares, promovendo e facilitando, assim, a sua integração no mundo profissional.

“Quero apenas desejar-vos felicidades. Hoje iniciam uma nova etapa da vossa vida e espero que sejam felizes”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, dirigindo-se aos dois alunos. “Quero sublinhar a importância deste ato simbólico, realizado com a mais elementar humanidade. E deixar um enorme agradecimento à Câmara Municipal, que se disponibilizou a acolher estes dois alunos, nesta sua transição para a vida profissional”, referiu, por sua vez, o presidente do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade.

A Salomé e o Rafael começaram precisamente hoje o seu Plano Individual de Transição, que marca o início da sua experiência profissional, duas vezes por semana, como auxiliares na Câmara Municipal da Mealhada. Uma etapa do seu projeto escolar, que pressupõe a transição da escola para a vida profissional, e que deverá terminar, segundo o protocolo, em junho, no final do ano letivo. Contudo, se as partes intervenientes concordarem, o acordo poderá prolongar-se pelo tempo necessário.

(2014-02-11) - Press Release