"Quartas com Ciência" e "Sábados no Parque" reuniram dezenas de crianças no &âmbito do BRIGHT

11 fevereiro, 2014

Cerca de 30 crianças estiveram no Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade de Mealhada, que recebeu três oficinas de sensibilização ambiental durante mês de janeiro de 2014, dirigidas às escolas e comunidade escolar. Estas atividades inserem-se no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats) e foram desenvolvidas pela Câmara Municipal de Mealhada, parceira no projeto que decorre desde 2010 na Mata Nacional do Buçaco.

No passado dia 25, decorreu a oficina “Comedouro de Aves”. A importância desta atividade prendeu-se com a época do ano que atravessamos, altura em que a comida escasseia para as aves, nomeadamente para as aves granívoras. As crianças criaram comedouros para as pequenas aves se alimentarem, contribuindo assim para a conservação dessas espécies e da biodiversidade do Parque da Cidade.

Ainda nesse dia, realizou-se a oficina “A pinha que o tempo adivinha” que consistiu na construção de higrómetros naturais utilizando uma pinha para medir a quantidade de humidade atmosférica. Enquanto se esperava pelos resultados, os participantes construíram um ouriço, utilizando restos de cartão onde se colocou uma pinha, assim todos puderam levar para casa um exemplo de higrómetro natural em forma de ouriço para medir a humidade do ar.

No dia 29 de janeiro, com a atividade “Solo quem és tu?” pretendia-se aprofundar os conhecimentos na Ciência da Pedologia. Os participantes observaram um perfil de solo derivado de xisto, solos também existentes na Mata. Nesta atividade estiveram cerca de duas dezenas crianças, alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada.

Salienta-se um aspeto positivo da atividade, o facto de alguns alunos durante a manhã, nas aulas de Ciências da Natureza, terem abordado o tema dos Solos e a Formação da Matéria Orgânica, contribuindo assim para consolidar conhecimentos.

Estas oficinas foram realizadas no âmbito do Projeto BRIGHT, pela Câmara Municipal de Mealhada, que tal como a Universidade de Aveiro, é parceira naquele projeto, tutelado pela FMB. A Câmara Municipal de Mealhada tem um papel interventivo planeando e assegurando ações concretas de educação ambiental com a população local, com enfoque na comunidade escolar.

(2014-02-11) - Press Release