Ir para o conteúdo principal

Rui Marqueiro foi o convidado do primeiro "Momentos de Saber" do ano

18 fevereiro, 2014

Rui Marqueiro foi o convidado do primeiro

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, foi o convidado da primeira sessão do ano da iniciativa “Momentos de Saber”, promovida pela Associação de Aposentados da Bairrada, que tinha como tema a nova realidade autárquica. Rui Marqueiro falou de vários assuntos da ordem do dia que o preocupam enquanto autarca, como a privatização da Empresa Geral de Fomento, responsável pela gestão dos resíduos, e da gestão das águas de Portugal, e de muitos outros respeitantes à realidade concelhia. O novo edifício dos Paços do Concelho, a Plataforma Rodoferroviária, o Centro Escolar da Mealhada, o Mercado Municipal da Mealhada, a situação do Dezanove, o associativismo e muitos outros temas estiveram em cima da mesa. Contudo, um dos assuntos de destaque foi o estado de degradação de alguns espaços municipais. Uma situação preocupante, referiu o autarca, que assume contornos mais urgentes devido ao mau tempo.

Rui Marqueiro iniciou o seu discurso abordando o tema da nova realidade autárquica, O presidente da Câmara Municipal da Mealhada salientou a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições de 29 de setembro de 2013. “O PS ganhou quase metade das presidências de Câmara do país e a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que como sabem é o interlocutor das autarquias junto do Governo. Isto é muito importante e dita uma nova realidade nestes quatro anos de mandato”, sublinhou o autarca.

Revelando a sua preocupação com os rumores de privatização da Empresa Geral de Fomento, responsável pela gestão de resíduos, e da gestão das águas de Portugal, Rui Marqueiro defendeu uma união das autarquias contra essa potencial decisão. No que respeita aos resíduos, Rui Marqueiro recordou que os municípios deveriam ter direito de preferência na compra das ações, o que o Governo parece não querer respeitar, e já relativamente às águas, mostrou a sua apreensão pela privatização da gestão dos Sistemas de Abastecimento de águas. “Quem gere, aumenta o preço para ter lucro. Isto pode vir a tornar-se insustentável. Já há uma discrepância brutal no preço da água nos vários municípios e quem vai perder será o consumidor”, argumentou.

Quanto à realidade concelhia, Rui Marqueiro começou por dizer que “não haverá grandes diferenças relativamente aos últimos anos”. “As pessoas são diferentes, por isso admito algumas diferenças de estilo, mas as preocupações são as mesmas: a área social, desportiva e cultural, o apoio aos empresários e o equilíbrio financeiro”, referiu, revelando, contudo, uma preocupação inesperada, que se irá traduzir num esforço financeiro imprevisto. “Temos que fazer um esforço que não contava. O mau tempo revelou-nos isso. Temos equipamentos municipais em elevado estado de degradação. Não previa que a Câmara fosse gastar tanto dinheiro na recuperação dessas infraestruturas”, avançou, dando o exemplo do Pavilhão do Luso, do Cineteatro Municipal Messias, do Arquivo Municipal e do edifício da Câmara Municipal, onde existem infiltrações preocupantes que obrigam a uma intervenção célere, e também dos recém-construídos restaurante e cafetaria do Parque da Cidade, que apresentam sinais de degradação, devido a uma provável má construção.

Rui Marqueiro avançou ainda que o espaço do Dezanove poderá vir a transformar-se num posto de turismo, que a Plataforma Rodoferroviária da Pampilhosa poderá ter uma oportunidade “uma vez que o Governo falou de uma melhoria das condições da linha da Beira Alta, na passagem para uma bitola europeia, que permitira exportar não só para Espanha, mas para toda a Europa”, mas ainda assim, lembra o edil, “nós temos apenas 50% dos terrenos e nenhuma comparticipação”. O Centro Escolar da Mealhada foi outro dos assuntos abordados. O presidente da Câmara explicou que foi entregue a candidatura para o projeto do centro escolar, mas que estavam a ser feitas diligências no sentido de mudar a localização do mesmo, de forma a impedir a demolição do edifico da atual escola primária. Quanto ao Mercado Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro informou que esse irá avançar, mas sem adiantar uma localização definitiva para o mesmo. O associativismo foi outro dos assuntos em debate no “Momentos de Saber”. O presidente da Câmara reforçou a intenção deste Executivo Municipal dar todo o apoio possível às associações do concelho e respondeu ao repto dos presentes para a construção de um auditório, maior e melhor do que o da escola profissional, para poder ser utilizado pelas coletividades do concelho para as suas iniciativas. “Sim, é uma proposta que teremos de avaliar. Um espaço moderno, melhor equipado do ponto de vista da sonoridade, que tenha mais tecnologia e que possa responder a essas necessidades”, conclui o autarca.

A iniciativa contou ainda com a presença do músico João Luís Vila, que tocou dois temas no seu acordeão e recebeu os maiores aplausos da plateia. Neste primeiro “Momentos de Saber”, a sala lotou para ouvir o presidente da Câmara Municipal da Mealhada. O Presidente da Associação de Aposentados da Bairrada, Nuno Salgado terminou a sessão agradecendo a presença do autarca e lembrou a todos que o próximo “Momentos de Saber” já tem data marcada, dia 13 de março, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal da Mealhada e terá como convidado Xaru, que dedicou mais de 60 ao voluntariado nos Bombeiros Voluntários da Mealhada.

(2014-02-18) - Press Release







Notícias Relacionadas