Mais de 700 crianças desfilaram no "Carnaval de Palmo e Meio" da Mealhada

05 março, 2014

Mais de 700 crianças desfilaram no

As ruas da Mealhada encheram de cor e alegria, esta segunda-feira à tarde, com o “Carnaval de Palmo e Meio”. Mais de 700 crianças de 11 Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho vestiram-se a rigor e vieram para a rua desfilar, ao som das batucadas de três escolas de samba concelhias, o Batuque, os Sócios da Mangueira e a Real Imperatriz. Uma iniciativa da Rede Social da Mealhada, que este ano se associou ao Jardim de Infância de Sant’Ana e à Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, duas instituições que anualmente fazem este desfile de Carnaval pelas ruas do concelho.

Mais de 700 crianças mascaradas a rigor, cerca de 100 adultos, entre funcionários da Câmara Municipal, voluntários da Escola Profissional da Mealhada e técnicos e auxiliares das IPSS, igualmente disfarçados, e três escolas de Samba do concelho a animar a festa. O desfile do “Carnaval de Palmo e Meio” fez furor, hoje à tarde, nas ruas centrais da Mealhada. O corso carnavalesco teve início junto ao Cineteatro Municipal Messias, seguiu até à Estação da CP, passou pela Rua Dr. Manuel Lousada e pelo edifício da Câmara Municipal. De seguida, deu a volta ao Jardim Municipal e parou em frente aos Paços do Concelho, até iniciar a viagem de regresso para o pavilhão dos Bombeiros Voluntários da Mealhada.

Uma iniciativa dinamizada pela Rede Social da Mealhada, dirigida aos utentes das IPSS da área da infância e juventude, respostas sociais de pré-escolar e ATL, que pretendeu celebrar o Carnaval, fomentando o convívio interinstitucional e proporcionando momentos de lazer a todos os participantes.

As IPSS que desfilaram foram a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, a AD ELO – Centro Comunitário do Canedo, a Associação Jovens Cristãos de Luso, a Casa do Povo da Vacariça, a Casa da Criança D. Maria do Resgate Salazar – Fundação Bissaya Barreto, o Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, o Centro Social da Freguesia de Casal Comba, o Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, o Jardim de Infância de Sant’Ana e a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. O Centro Santo Amaro de Casal Comba – APPACDM e o Centro Social Comendador Melo Pimenta também estiveram presentes, mas a assistir.

O “Carnaval de Palmo e Meio” contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, da Delegação da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa, da GNR - Posto Territorial da Mealhada, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre e Sociedade de água de Luso. A Associação de Carnaval da Bairrada disponibilizou a tenda gigante para realizar a iniciativa caso a chuva não permitisse o desfile pelas ruas concelhias.

(2014-03-05) - Press Release