Ir para o conteúdo principal

"Quartas com Ciência" no Parque no &âmbito do Projeto BRIGHT

14 março, 2014

“A última árvore” e “Plantar Gerações” são as oficinas de sensibilização ambiental a realizar no próximo dia 19 de março, no Parque da Cidade de Mealhada, dirigidas aos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Público do concelho da Mealhada, à comunidade escolar e às famílias. As ações de sensibilização ambiental decorrem no âmbito do Projeto BRIGHT e são dinamizadas pela Câmara Municipal de Mealhada, parceria naquele projeto.

A Oficina “A última árvore” para alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Público do concelho da Mealhada, decorrerá das 10h às 12h. Nesta ação, os participantes irão construir uma árvore com papel reciclado, em que em cada “folha” desta árvore estará uma mensagem escrita por cada participante sobre a história “A última árvore”, que será apresentada no início da atividade. As folhas da árvore serão elaboradas com o molde da mão de cada criança. O intuito é sensibilizar para a importância das árvores e da floresta, dando a conhecer o contributo das florestas no equilíbrio dos ecossistemas e do clima, ao mesmo tempo que as crianças desenvolvem a criatividade.

Também no dia 19, mas das 14h00 às 17h00, para a comunidade escolar e famílias, será realizada a oficina “Plantar gerações”, que consiste na elaboração de sementeira/plantação de uma espécie autóctone, reutilizando vasos ecológicos, sendo posteriormente inseridos dentro de embalagens. O objetivo passa por dar a conhecer as espécies autóctones e exóticas, alertar para os problemas de propagação das espécies exóticas invasoras e promover a sementeira/plantação de espécies autóctones, utilizando materiais reciclados.

Durante o mês de março vão realizar-se ainda atividades no dia 26 e 29, sendo que todas as informações estão disponibilizadas no website do Projeto BRIGHT em www.fmb.pt/bright

Todas as oficinas são gratuitas, sendo que os interessados em participar nas mesmas devem realizar as suas inscrições para bright@cm-mealhada.pt ou para os números 961 750 028 | 916 717 442.

Estas oficinas são realizadas no âmbito do Projeto BRIGHT, pela Câmara Municipal de Mealhada, que tal como a Universidade de Aveiro, é parceira naquele projeto, tutelado pela FMB. A Câmara Municipal de Mealhada tem um papel interventivo, no que ao BRIGHT diz respeito, planeando e assegurando ações concretas de educação ambiental concertadas aquelas em execução com a Fundação Mata do Buçaco e também dedicadas à comunidade escolar.

(2014-03-14) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...