Barcouço e Casal Comba recebem prova ibérica de Orientação

24 março, 2014

Barcouço e Casal Comba recebem prova ibérica de Orientação
O concelho da Mealhada vai ser palco, nos prÓximos dias 29 e 30 de março, do VII Ori BTT Rota da Bairrada, organizado pelo Desportivo Atlético de Recardães, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e das Juntas de Freguesia de Barcouço e Casal Comba. Um evento de Orientação em BTT, integrado no Ranking da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e no Ranking da Federação Espanhola de Orientação (FEDO), que inclui ainda o X Campeonato Ibérico de Orientação em BTT Masculino. As inscrições estão a decorrer a bom ritmo e, segundo a organização, “esperam-se 200 participantes”.

O VII Ori BTT Rota da Bairrada decorre em duas provas, a realizar no sábado, dia 29 de Março, no Parque Desportivo de Barcouço, e no domingo, dia 30 de março, no Pavilhão Desportivo de Casal Comba. Os atletas vão fazer vários percursos de acordo com o seu escalão, sexo e conhecimento da modalidade, sendo que os atletas de elite vão ter um percurso de 31 km e os jovens um percurso de apenas 11 Km. Os títulos femininos da mesma modalidade serão disputados numa prova em Espanha, a decorrer no mês de julho.

Um evento organizado pelo Desportivo Atlético de Recardães, em conjunto com a FPO, a FEDO, a Câmara Municipal da Mealhada e as Juntas de Freguesias de Barcouço e Casal Comba, que espera contar com cerca de duas centenas de participantes. “As inscrições estão a desenvolver-se em bom ritmo e espera-se ultrapassar os 200 participantes. De salientar a elevada inscrição de elementos não federados, demonstrando que os amantes de BTT procuram novos desafios que liguem o seu esforço físico com o discernimento mental”, adianta a organização da iniciativa.

“Nesta modalidade, os atletas circulam pelos caminhos rurais visitando vários pontos de controlo, colocados para que o participante tenha várias opções na ligação entre os pontos. Para a execução das provas, os atletas têm o mapa com o percurso traçado e podem auxiliar-se de uma bússola para se orientarem. As provas são realizadas de forma individual, com exceção dos escalões de não federado que podem participar em pares ou em grupos. Cada atleta tem um tempo de partida estipulado e quem executar o percurso com a ordem definida em menor tempo é o vencedor”, explicou ainda a organização da competição, o Desportivo Clube de Recardães.

De salientar que o Ori BTT Rota da Bairrada é um evento de referência no calendário nacional da Orientação em BTT, organizando-se todos os anos em concelhos bairradinos, com o objetivo de dinamizar este desporto e dar visibilidade às potencialidades da região nas suas múltiplas vertentes.

(2014-03-24) - Press Release