"Dou mais tempo à vida" pela prevenção do cancro na Mealhada

28 março, 2014

“Dou mais tempo à vida” é o nome da iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e irá ter a sua cerimónia de abertura no dia 5 de Abril, às 15h, no Cineteatro Municipal Messias. Esta iniciativa de voluntariado comunitário conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de apoio ao doente oncológico e à família. A iniciativa decorrerá ao longo de três meses e a festa de encerramento está marcada para o dia 5 de julho.

Será já no próximo dia 5 de abril, pelas 15h, que o Núcleo Regional do Centro da LPCC irá dar a conhecer a todos os interessados a iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida”, que decorrerá durante três meses no concelho da Mealhada. Na cerimónia de abertura, que conta com a presença do Presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Carlos Freire Oliveira, serão ainda apresentados os voluntários que integram a Comissão Organizadora e decorrerá uma breve palestra sobre a prevenção do cancro, a cargo de Natália Amaral.

Já a iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida” traduz-se no desenvolvimento de atividades em cada uma das comunidades onde é promovida, atividades essas que pretendem mobilizar a comunidade para a luta contra o cancro. Na Mealhada, tem início a 5 de abril. A participação poderá ser feita através da criação de equipas (entre 7 a 15 elementos) constituídas por voluntários comunitários que terão como principal missão, em conjunto com a Comissão Organizadora, promover ações de sensibilização para a prevenção do cancro, informação sobre os serviços da Instituição e de angariação de fundos para LPCC.

O projeto visa intervir em três grandes domínios: Saber, Agir e Sorrir.
| ? | SABER: capacitar o indivíduo de conhecimentos de saúde visando uma mudança de atitudes e comportamentos para a prevenção do cancro;
| » | AGIR: Promover a responsabilidade individual e comunitária e desenvolver competências que permitam a tomada de decisões conscientes, informadas e responsáveis e a adoção de estilos de vida saudáveis;
| ☺ | SORRIR: Estimular a melhoria da qualidade de vida, da felicidade e do bem-estar individual e da comunidade através da participação cívica em atividades de voluntariado socialmente gratificantes, que estimulem a mudança coletiva para comportamentos de saúde e para a consciencialização que está nas mãos de todos (e de cada um) dar mais (e melhor) tempo à vida.

A LPCC lança o desafio a todos os mealhadenses para que se unam, pela prevenção do cancro, Dando Mais Tempo à Vida. Saiba mais em: dmtv.mealhada@ligacontracancro.pt | www.facebook.com/tempoavida| 239 487 490 ou 918 539 741

(2014-03-28) - Press Release