Mealhada vive semana da saúde e da atividade física

28 março, 2014

Mealhada vive semana da saúde e da atividade física

Começa já no próximo domingo, dia 30 de março, a Semana da Saúde e da Atividade Física no concelho da Mealhada. Um evento organizado pela Câmara Municipal que irá decorrer até ao dia 6 de abril e que integra um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a prática desportiva e promover a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. Aulas de dança, zumba e cycling, ténis e caminhadas, ginástica para idosos, natação para bebés e outras atividades aquáticas, rastreios, recolhas de sangue e o Festival da Atividade Física são algumas das atividades propostas. As atividades estão abertas à população e são e gratuitas.

O evento começa já no domingo, 30 de março, com uma aula de dança dinamizada pela CADES, uma caminhada e demonstrações de ténis pelo Luso Ténis Clube. Essas atividades vão decorrer das 9h30 às 12h no Parque da Cidade, onde irão ainda realizar-se diversos rastreios à população, orientados pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada.

Já na segunda-feira, o evento tem início às 10h na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, com a realização de uma conferência sobre “Hipertensão e os Benefícios da Atividade Física”. Há ainda uma caminhada marcada para as 11h no Parque da Cidade, uma aula de Cycling, das 18h às 19h no Pavilhão Municipal do Luso e uma aula de zumba agendada para as 20h junto à Fonte de S. João, no Luso. Neste dia, vão ainda decorrer rastreios de saúde, entras as 17h e as 20h, no centro da vila do Luso, realizados pela unidade móvel dos Hospital da Misericórdia da Mealhada.

O programa prossegue depois na quarta-feira, dia 2 de maio, com uma campanha de recolha de sangue a decorrer, das 10h às 13h e das 15h às 17h, na Biblioteca Municipal. às 18h, está prevista uma aula de Cycling no Pavilhão Municipal do Luso e às 19h uma aula de Zumba em frente ao edifício da Câmara Municipal da Mealhada. Das 17h às 20h, a unidade móvel do Hospital da Misericórdia da Mealhada vai estar também junto ao edifício da autarquia para a realização de rastreios de saúde. Já na sexta-feira, os rastreios continuam, mas desta vez das 18h às 20h nas Piscinas Municipais da Mealhada, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada. Antes, das 10h às 11h30, vai decorrer uma mega aula de ginástica adaptada à Terceira Idade no Pavilhão Municipal da Mealhada.

O Festival da Atividade Física é um dos pontos altos da semana e está marcado para as 21h de sábado, dia 5 de abril, no Pavilhão Municipal da Mealhada. Uma iniciativa que se centra na apresentação de diversas atividades desportivas por instituições do concelho da Mealhada. Demonstrações de aeróbica, fitness, danças, karaté, kickboxing, american kenpo, futsal, andebol e patinagem artística são algumas das promessas para a noite de 5 de abril.

A semana termina no domingo, dia 6 de abril, com uma manhã destinada a atividades aquáticas nas Piscinas Municipais da Mealhada. A abertura está prevista para as 10h, com natação para bebés e a iniciativa Aquagames, continuando às 11h com a atividade HidroFourMoments. Durante a manhã, vão ainda realizar-se rastreios de saúde para toda a população, das 9h30 às 12h, no Jardim Público da Pampilhosa.

A Semana da Saúde e da Atividade Física é uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada, organizada pelos professores da Atividade Física e Desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular, que conta com o apoio das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, Junta de Freguesia do Luso, Sociedade de água de Luso, Unidade de Cuidados na Comunidade Bairradina, Hospital da Misericórdia da Mealhada, Serviço de Sangue e Medicina Tranfusional dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Bombeiros Voluntários da Mealhada, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada, Hóquei Clube da Mealhada, CADES e Ginásio Korpo Activo.

Aqui fica o programa:

30 de março
Aula de Dança (CADES)
Caminhada
Demonstração de Ténis (Luso Ténis Clube)
Parque da Cidade da Mealhada | 9h30 às 12h

31 de março
Conferência - “Hipertensão. Benefícios da Atividade Física”
EPVL | 10h às 10h45
Caminhada
EPVL»Parque da Cidade | 11h às 12h
Rastreios de Saúde do Hospital da Misericórdia da Mealhada