Ir para o conteúdo principal

Moinhos de Santa Cristina, da Lameira de S.Geraldo e do Lograssol visitados por mais de 600 pessoas

09 abril, 2014

Moinhos de Santa Cristina, da Lameira de S.Geraldo e do Lograssol visitados por mais de 600 pessoas
“Moinhos de água: a Natureza a laborar para o Homem”, foi o nome escolhido para a iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Mealhada em conjunto com a Fundação Mata do Buçaco e a Junta de Freguesia da Vacariça para a comemoração do Dia dos Moinhos Abertos e do Dia Nacional dos Moinhos, dia 7 de abril. Visitas aos moinhos, demonstrações de moagem de cereais e do processo de cozedura do pão, exposições, jogos tradicionais, atividades lúdicas e pedagÓgicas e uma feira de produtos agrícolas foram algumas das iniciativas disponíveis para quem se deslocou ao Moinho de Santa Cristina e ao Parque dos Moinhos do Lograssol, nos dias 5,6 e 7 de abril.

Durante três dias, os Moinhos de Santa Cristina, da Lameira de S. Geraldo e do Lograssol foram visitados por mais de 600 pessoas, o que demonstra a importância da iniciativa e a aderência da população local, regional e até nacional. Com esta atividade, destacou-se a importância que os moinhos tinham, outrora, na economia local, enquanto espaço de transformação dos cereais em farinha, utilizada para confecionar o pão. Durante o fim-de-semana, os moinhos da freguesia da Vacariça estiveram abertos ao público proporcionando assim aos visitantes um conhecimento mais de perto do moinho do Lograssol (Moinho da Raposa), moinho das Neves e moinho do Rabino, moinho dos Almos e moinho de Santa Cristina

O domingo e a segunda-feira foram os dias que atraíram mais curiosos aos Moinhos. Na segunda-feira, o Parque de Moinhos do Lograssol encheu-se de cor e alegria com a chegada dos mais pequeninos do concelho. Todos tiveram a oportunidade de pôr a mão na massa e, perante o olhar atento da Sra. Laurinda “moleira”, amassaram o pão que mais tarde viriam a provar. A burra “Chica” e as suas taleigas de farinha foi presença habitual ao longo deste fim-de-semana e foi a delícia dos mais pequenos.

Esta iniciativa demonstrou ser uma mais valia para o Município da Mealhada e uma atividade a repetir nos prÓximos anos. A comunidade e as coletividades envolvidas deram o seu melhor e mostraram estar à altura do desafio. A realização deste evento não teria sido possível sem a preciosa ajuda da Junta de Freguesia da Vacariça, Fundação Mata do Buçaco, Centro Cultural e Recreativo Lameirense, Grupo Cénico de Santa Cristina, Associação Recreativa e Cultural dos Amigos do Pego, Sr Armindo, proprietário do Moinho de Santa Cristina, Sr. Albano, proprietário de um dos moinhos abertos em Lameira de S.Geraldo, Sr. Alberto Moras, Sr Zulmiro e Sr. Júlio que tornaram possível a presença diária da burra “Chica” com as suas taleigas de farinha no Parque dos Moinhos do Lograssol e à Sra. Laurinda “moleira” que foi a padeira de serviço e foi responsável pelas atividades de feitura e cozedura do pão.

(2014-04-09) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...