Mealhada comemorou o 40° aniversário do 25 de abril

27 abril, 2014

Mealhada comemorou o 40° aniversário do 25 de abril

As comemorações da Revolução dos Cravos cumpriram, mais uma vez, a tradição no concelho da Mealhada. A sessão solene da Assembleia Municipal contou com a presença especial de Odete Isabel, que foi a primeira mulher a ser eleita presidente de Câmara em todo o país (e também

Foi com o habitual hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Município, a Guarda de Honra pelos Bombeiros da Mealhada e da Pampilhosa, o Hino Nacional tocado pela Filarmónica, a largada de pombos pelo Grupo Columbófilo da Mealhada e a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento aos mortos em combate do concelho que se iniciaram as comemorações do 40º aniversário do 25 de abril na Mealhada. No átrio da Câmara Municipal, todos os presentes foram recebidos pelos alunos da Escola de Música da Mealhada que, sob o lema "Lembrar Abril", cantaram várias músicas alusivas à data. "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, foi a "senha" para que todos, em conjunto, cantassem a uma só voz.

Seguiu-se a sessão solene na Assembleia Municipal da Mealhada, que este ano contou com a presença especial de Odete Isabel, a primeira mulher a ser eleita presidente de Câmara do país e também da Mealhada, no ano de 1976. "Sou orgulhosamente a primeira mulher a ser eleita presidente após o 25 de abril de 1974", afirmou a convidada, que se sentou na mesa de honra, igualmente dirigida por uma mulher, Daniela Esteves, curiosamente a primeira a ser eleita presidente da Assembleia Municipal da Mealhada.

Aliás, foi a composição da mesa que marcou a cerimónia. Uma mesa composta maioritariamente de mulheres, mulheres essas que deram voz às celebrações destes 40 anos do Dia da Liberdade. Para além de Odete Isabel e Daniela Esteves, Isabel Lemos discursou em nome da CDU, Isabel Santiago, pela coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM "Juntos pelo concelho da Mealhada", e Paula Coelho, pelo PS.

"Se dúvidas houvesse quanto às transformações do 25 de abril, bastaria olhar para esta mesa, pois em vez de uma meia dúzia de septuagenários de chapéu a fazerem um discurso esquisito, temos cinco mulheres lindíssimas", afirmou o presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, acrescentando: "Sempre fui a favor da participação das mulheres nestas questões". O autarca lembrou a data como "o dia mais feliz" da sua vida, elogiou novamente a presença de tantas mulheres na cerimónia e também dos jovens músicos que tão bem entoaram as canções de Abril.

(2014-04-28) - Press Release