Ir para o conteúdo principal

Rampa HistÓrica Luso Bussaco com uma avalanche de inscritos e público

30 abril, 2014

Rampa HistÓrica Luso Bussaco com uma avalanche de inscritos e público

O Clube LusoClássicos, clube de automÓveis clássicos e antigos sediado na Vila de Luso, realizou mais um evento carregado de emoção….a Rampa HistÓrica Luso Bussaco 2014, que este ano contou com a 3ª edição e que reuniu um magnifico leque de 110 inscritos, 70 membros de organização, 30 veículos suplentes a aguarda lugar e um conjunto enorme de entidades.

Um desfile completo e agradavelmente ritmado, preencheu os requisitos finais desta “Manifestação Desportiva”, colocando novamente, e apÓs 45 anos, esta Rampa como uma referência ao nível nacional

Com uma estrutura redefinida e preparada para esta nova enchente, esta iniciativa conseguiu reunir um conjunto de energias que potencializaram novos conceitos e novos princípios. No dia 27 de Abril, a partir da 8h da manhã, todos os participantes começaram a “entupir” as ligações de acesso e a criar o ambiente quente pretendido…. Estacionamentos, parque fechado, inicio de prova, verificações, contagens…tudo era verificado com o máximo de cautela e rigor. A segurança, elemento máximo e bem patente nesta Rampa, conseguiu acautelar todas as eventualidades e fez notÓria a sua presença com entidades e comissários atentos a todos os desenvolvimentos diários.

ApÓs uns minutos largos de atenção, sai para a estrada a primeira subida de treinos da Rampa HistÓrica…… inicia-se, e a máquina começa a rolar com uma din&âmica excelente…. Este ano, a Rampa reproduziu somente uma subida de treinos e as restantes cronometradas ocupando aquele magnifico dia e com ele um misto de cultura desportiva associada, onde os responsáveis eram os veículos inscritos desde os anos 50 até aos dias de hoje….um verdadeiro cenário automobilístico….

Treinos efetuados e seguiram-se as respetivas subidas cronometradas que fizeram o registo dos vencedores de Classes e Geral…. O cenário ao longo do dia ganhou a sua forte característica compondo-se e diluindo-se numa grande massa humana. Parecia um “duelo” real entre as demais de 5500 pessoas que compunham o público e os 110 veículos que largavam o seu quê de desfile ao longo dos quase 3Km de subida. Caracterizar esta Rampa poderia trazer um enorme conjunto de palavras que ajudariam a documentar todos os belos momentos do seu percurso, desde a simplicidade, à organização, passando pela fluência de subidas e culminando no contentamento de público e pilotos que encheram o Luso num verdadeiro local de cultura ao desporto automÓvel….Mais do que uma Rampa, demonstrou-se a arte do bem-fazer, onde a amizade e simplicidade de todos mostrou o que realmente aconteceu….sucesso !!!

Num resumo bem documentado, esta grande manifestação ocupou todo o dia de Domingo, obrigando a uma estruturação ao nível de tr&ânsito, articulação com outras provas que se desenrolaram ao mesmo tempo, distribuição de informação, planificação de comissários de curvas, alertas para o público existente, saídas de verificação intermédias e um conjunto de elementos técnicos que fizeram chegar a Rampa a todos os pontos do nosso País. Sem dúvida que foi uma iniciativa disputada e que teve um balanço claramente positivo e digno….

De composição bem referida, esta Rampa reuniu num sÓ espaço uma verdadeira Biblia ao automÓvel, colocando à disposição de todos, o prazer de visualizarem veículos de todas as décadas, desde os anos 50 até ao nosso século. Entre VW’s, Ford Escort, Minis, Alfas, Datsun, Toyota, todos criaram um cenário belo de prazer onde os protÓtipos estiveram também representados dando um apontamento de inovação ao longo do dia. Para além disso, e como forma de cativar ainda mais público para este diua, foram efetuadas descidas de Trikes, pelo grupo simpático da KaluTrike, que colocou ao rubro a grande massa assistente ali presente…maravilhoso!!! De enaltecer também que em cada fecho de subida, o Clube LusoClássicos, colocou três motas que faziam a delicia de todos, pela sua espetacularidade…uma Honda SP1 e uma RC 30 conjuntamente com uma magnifica peça clássica designada como Ducati 907 IE.

De referir que o cruzamento de várias entidades apoiantes foi essencial e que sem elas nada seria efetuado. Enaltece-se a Camara Municipal da Mealhada pela confiança e o acreditar, a Fundação Mata do Bussaco pela disponibilidade, as Estradas de Portugal, a Junta de freguesia de Luso, a Guarda Nacional Republicana, a Sociedade das Águas de Luso, as Caves Messias, o Grande Hotel de Luso, o Pine Cliffts o restaurante “O Cesteiro”,  e um conjunto de ajudas de várias entidade locais.

A cobertura ficou a Cargo da Bairrada TV e da Maltimédia Produções, que mais uma vez acompanham o Clube que este ano teve também dois Drones a fazerem o show característico com as suas filmagens

A organização agradece a todos eles, aos moradores na Vila de Luso e a todos os Amigos que deram o seu contributo durante a orientação da prova.  Sem eles, garantidamente esta Rampa não teria sido um grande sucesso.

Há momentos na vida que não se podem perder…são Únicos…… para o ano, a Rampa HistÓrica Luso Bussaco será mais uma prova melhorada e claramente reforçada.

 

Resultados para todas as categorias

Categoria A2

1º _ Mini Cooper S MKII _ Nuno Cruz e Silva

Categoria A3

1º _ Ford Anglia Fascinante _ João da Cruz

Categoria B5

1º _ Fiat 127 _ João Reis

Categoria B6

1º _ Datsun 1200 _ Carlos Neves

Categoria B7

1º_ Opel Ascona A _ José Santos Jorge

Categoria B8

1º _ Porsche 911SC _ pedro Lopes Antunes

Categoria C10

1º _ Toyota Starlet EP71 _ Abilio Azevedo

Categoria C11

1º_ Ford Formula 27 _ Miguel Lobo (Académica / Caixa Geral DepÓsitos)

Categoria C12

1º _ Mercedes 450SLC _ José Silva

Categoria C14

1º _ VW Polo G40 _ Miguel Vieira

Categoria D15

1º _ Opel Corsa _ Dino Almeida

Categoria D16

1º _ BMW E30 _ marcelo Almeida

Categoria E18

1º _ Peugeot 106 XSI _ Claudio Relvas

Categoria E19

1º _ Westfield – SE _ Gestimbra Lda

Categoria F23

1º _ Toyota MR2 _ Lider Sport Pacheco

Categoria F24

1º _ Porsche 996 _ Carlos Ferreira

Categoria PR - ProtÓtipos

1º _ ADR Sport II – A.J. Pereira

Categoria Femininos

1º _ Datsun 1200 _ Datsun Rally Girls de Joana Nascimento e Inês Grifa

2º _ Ford Escort MKII _ Leonor Espinhal

3º _ Datsun 1200 _ Inês Serra e Filipa Balau

GERAL Classicos

1º_ Opel Ascona A _ José Santos Jorge

2º _ Fiat 126_ AntÓnio Jorge

3º _  Porsche 911SC _ pedro Lopes Antunes

GERAL Desportivos

1º _ Westfield – SE _ Gestimbra Lda

2º _ Porsche 996 _ Carlos Ferreira

3º _ EVO VI _ Raul Aguiar e Pedro Pereira

 







Notícias Relacionadas