Mealhada vive noite de homenagem às 4 Maravilhas

23 junho, 2014

Mealhada vive noite de homenagem às 4 Maravilhas
A noite de 20 de junho foi de homenagem às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada e a todos os que fazem parte deste projeto de valorização da gastronomia municipal. A VI Gala das 4 Maravilhas distinguiu os 29 candidatos deste ano, dois estreantes (o restaurante Louzadas e o assador Leitão 100% Bairrada) e 27 repetentes, na sexta-feira passada, na Adega Rama. Os associados subiram ao palco para receberem os seus galardões, numa cerimÓnia animada pelo grande “entertainer” Herman José, que ficou marcada pelo contagiante humor do artista e a boa disposição dos convidados.

Sete anos apÓs o lançamento da marca água| Pão| Vinho| Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, esta já dispensa apresentações e ganha cada vez mais notoriedade. Razões suficientes para ser festejada por todos os que fazem parte deste projeto. Foi o que aconteceu na VI Gala da 4 Maravilhas, que se realizou sexta-feira passada, na Adega Rama. Os associados celebraram a marca e foram ao palco receber as suas distinções, resultado das visitas e avaliações que o júri do projeto realizou durante o mês de junho às entidades candidatas.

Condições de higiene e segurança, modo de fabrico, relacionamento com o cliente e iniciativas de promoção dos produtos foram alguns dos aspetos avaliados pelo júri que, para além do papel fiscalizador, tem ainda uma função pedagÓgica junto dos candidatos. “Foi feito um trabalho de análise exaustivo. Visitámos os 29 candidatos e, com isto, verificámos características e melhorámos alguns aspetos junto das unidades”, referiu Ana Paula Pais, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e presidente do júri do projeto, que é ainda composto por representantes de mais sete entidades. “Esta gala, que apresenta os resultados dos candidatos, serve de linha incentivadora de melhoria por tudo o que fazem”, acrescentou ainda Ana Paula Pais.

A entrega dos galardões decorreu com mais leveza do que nas edições anteriores. Herman José mostrou porque muitos o consideram “o mestre do entretenimento” e foi intercalando as subidas a palco dos premiados com momentos de humor e descontração. De Tony Silva a Serafim Saudade, poucas personagens ficaram a faltar durante o espetáculo, que foi elogiado e aplaudido pelas mais de duas centenas de convidados presentes. “Sou seu grande admirador”, admitiu o presidente da Câmara quando subiu a palco para um breve discurso de um minuto. Herman não demorou a devolver o elogio. “é o presidente da Câmara menos chato que conheci até hoje. As prÓximas eleições estão ganhas”, concluiu.

A marca água| Pão| Vinho| Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada foi criada em 2007 com o objetivo de garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade dos quatro produtos gastronÓmicos do concelho. Uma marca que passou, em 2010, para as mãos da Associação Maravilhas da Mealhada e que, já durante este ano, esteve presente nas maiores feiras de turismo nacionais. Uma aposta clara do presidente da Câmara na marca gastronÓmica, que foi reforçada com a realização da VI Gala das 4 Maravilhas. “O projeto aí está de pé, resistiu à erosão do tempo e pede que lhe concedamos um pouco mais de audácia. é o que tentaremos fazer em breve”, pode ler-se na mensagem de Rui Marqueiro.

Mais informações
A marca água| Pão| Vinho| Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada foi criada pela Câmara Municipal em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro produtos gastronÓmicos de referência do concelho. Uma marca que pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, de forma a distanciá-los de outros que não são mais do que meras reproduções. Este ano, candidataram-se ao projeto 29 agentes econÓmicos: dois pela primeira vez e 27 que renovaram os títulos. O objetivo deste projeto da Câmara Municipal é, portanto, que o consumidor saiba onde encontrar estes produtos de qualidade no concelho da Mealhada. Ao procurar o logÓtipo da marca água| Pão| Vinho| Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, o consumidor garante que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e melhor leitão do país.

Elementos Gráficos
Os elementos gráficos que a distinguem são, basicamente, a bandeira e os selos de qualidade. Existem cinco selos de qualidade da marca água| Pão| Vinho| Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: um diz respeito a todos os produtos e, portanto, sÓ pode ser utilizado quando é garantida a qualidade de tudo o que candidata; os outros quatro dizem respeito a cada um dos produtos, isto é, um para a água, outro para o pão, outro para o vinho e outro para o leitão. Estes podem ser utilizados individualmente quando, por exemplo, um restaurante apenas garante a qualidade do pão e do leitão, mas não comercializa a água de referência ou o vinho da marca.

O Júri
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (presidente do júri)
Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar
Associação de Municípios Portugueses do Vinho
Associação de Escanções de Portugal
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira

Associação Maravilhas da Mealhada
A Associação Maravilhas da Mealhada foi formalmente constituída a 10 de Março de 2010 e tem como fim a promoção e valorização da marca água| Pão| Vinho| Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, estando, para isso, habilitada a organizar feiras e exposições alusivas ao projeto, bem como a comprar e vender produtos, entre outras ações. A Câmara Municipal da Mealhada ficou a presidir ao Conselho de Administração da associação que comanda agora o destino do projeto de valorização gastronÓmica que a autarquia lançou há sete anos.

OS CANDIDATOS DE 2014

Produtores de água