Ir para o conteúdo principal

Escola Profissional da Mealhada comemora 23 anos de sucessos

07 julho, 2014

Escola Profissional da Mealhada comemora 23 anos de sucessos
A cerimÓnia de comemoração do 23° aniversário da Escola Profissional Vasconcelos Lebre (EPVL) decorreu ao final da tarde de sexta-feira, dia 5 de julho, e contou com mais de quatro centenas de convidados, entre autarcas, alunos, professores, funcionários, familiares e amigos. O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, esteve presente na cerimÓnia, bem como o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, que elogiou o trabalho da escola ao longo dos anos e o seu contributo para o desenvolvimento do país e da região.

Foi sob o olhar atento de uma vasta plateia, composta por centenas de pessoas, que Nuno Canilho, diretor Geral da EPVL, iniciou os discursos da cerimÓnia. O responsável agradeceu a presença de todos e deixou uma palavra especial aos alunos e a toda a sua equipa. Nuno Canilho defendeu o ensino profissional e deixou clara a sua missão à frente da EPVL. “Hoje, como há 25 anos atrás, precisamos de voltar a convencer todos os pais e empresários, alunos e comunidade, que a via profissionalizante não é para os menos capazes, não é para os menos inteligentes, não é para os enjeitados de um sistema educativo que tantas vezes promove a ilusão do saber em vez do saber ser e do saber fazer”, sublinhou.

O presidente da Câmara foi o segundo a discursar na cerimÓnia de comemoração dos 23 anos da EPVL. Rui Marqueiro enfatizou o papel da escola, “por formar homens e mulheres, alunos e profissionais exemplares”, e elogiou o trabalho dos funcionários e do antigo diretor geral da instituição, João Pêga, salientando: “Era um professor exigente, à antiga”. “A escola e o município devem-lhe uma grande homenagem por estes 23 anos”, acrescentou.

Rui Marqueiro agradeceu também a presença de Castro Almeida na cerimÓnia e mostrou-se “muito contente por reencontrar um amigo pessoal, mas também um amigo da escola”. O autarca enalteceu, ainda, o trabalho do atual diretor geral da EPVL, Nuno Canilho, sublinhando que “já não restam dúvidas a ninguém da sua qualidade”, “A EPVL é um exemplo de gestão e uma alavanca que impulsiona cada vez mais a economia da região”, referiu ainda o presidente da Câmara.

Por sua vez, Manuel Castro Almeida agradeceu aos presentes e, dirigindo-se aos alunos, disse que estes “fazem parte de uma geração que infelizmente pode viver pior que a geração dos seus pais. São jovens com futuro incerto”. O governante, apesar disso, afirma que “o segredo para dar a volta à crise é a qualidade”. “A excelência profissional é o garante do sucesso. Portanto, está nas vossas mãos produzir trabalho com qualidade criando empresas competitivas e aumentando assim os salários”, afirmou.

“A EPVL não tem de se preocupar com a continuidade no futuro, pois uma escola que gera apenas 3% de desempregados entre os seus formandos, nada tem a temer quanto ao futuro” e reforçou que “os fundos europeus são bem empregues nas escolas profissionais”. Castro Almeida prestou ainda a sua homenagem a Rui Marqueiro, presidente da Câmara em exercício na altura de início de atividade da escola profissional, pelo “rasgo que demonstrou ao investir na escola, nas pessoas, no social, como valorização dos jovens e das comunidades locais”. O governante terminou desejando um futuro auspicioso à EPVL e a cada um dos jovens em particular.

(2014-07-07) - Press Release






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...