Luso aposta na animação cultural durante os meses de verão

08 julho, 2014

Luso aposta na animação cultural durante os meses de verão
A vila do Luso vai estar em festa durante os meses de verão. O programa de animação cultural arrancou na passada sexta-feira, dia 5 de julho, com um concerto de João Gentil, acompanhado ao piano por Francisco Fernandes na Fonte de S. João. Mas muito mais está programado até ao final de setembro. São três meses preenchidos com as mais diversas atividades, que vão da música à dança, do teatro a espetáculos de rua, até ao já habitual Chá dançante e Arraial Popular. A entrada é livre em todos os espetáculos. Um programa organizado pela Câmara Municipal da Mealhada, com o apoio da Junta de Freguesia do Luso, Sociedade de água de Luso e Fundação Mata do Bussaco e com produção a cargo da empresa “Dias do Avesso”.

“Uma viagem no tempo até aos anos 30”. Este é o mote, o ponto de partida, para a programação animação cultural deste verão, que nos leva a conhecer o que de mais relevante essa época nos deixou, a influência inegável que teve e que se prolonga até aos nossos dias. Desde a passada sexta-feira, dia 5 de julho, e até ao final de setembro, haverá muito para ver, ouvir e fazer na vila do Luso. Pretende-se com esta iniciativa fazer um passeio pela histÓria dos momentos marcantes da cultura da época em diversas áreas. Da música ao cinema, passando pelas descobertas e inovações e pelas personagens imortalizadas, (re)descobrindo algumas curiosidades da gastronomia, do teatro e até da política de então. Concertos, cinema ao ar livre, teatro de rua, fado, workshops, oficinas experimentais, feiras temáticas, animação de rua, desporto e os já tradicionais Arraial Popular e Chá Dançante são apenas alguns dos exemplos das muitas e diversas atividades que a programação Luso 3050 tem para oferecer durante o verão de 2014.

O programa da edição deste ano abriu com o espetáculo “Um Café nos Anos 30”, composto por um concerto do acordeonista João Gentil acompanhado ao piano por Francisco Fernandes, que contou com a participação especial da bailarina Leonor Barata, em três solos de dança contemporânea, criados especificamente para a ocasião e inspirados no ambiente musical da época, tão marcado pelo acordeão dos clássicos de Edit Piaf ao tango argentino.

O cinema ao ar livre contará com a exibição de variadas películas. No dia 11 de julho a “Branca de Neve e os Sete Anões”, dos estúdios Disney, “o Aviador”, de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio e Cate Blanchett nos principais papéis, e “Sweet and Lowdown”, de Woddy Allen, filme que conta com umas das mais extraordinárias interpretações de Sean Penn. A 9 de agosto, terá lugar uma sessão muito especial com a exibição do primeiro filme de Manoel de Oliveira de 1931 “Douro, Faina Fluvial”– curta-metragem muda, musicada ao vivo por uma orquestra conduzida por Dinis Rego, compositor que estreará a peça nessa noite. Nesta mesma sessão, poderá ainda assistir a “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin.

Do programa, faz também parte o teatro de rua, com a participação de companhias profissionais que habitualmente circulam pelas principais salas do país. Trigo Limpo, Teatro ACERT, com a peça “Faz de Conta”, Eclipse Companhia de Arte, com a peça “Segundo Raio de Luz de Luar”, baseada em textos de Fernando Pessoa, Peripécia Teatro, com a peça “Ibéria, a Louca HistÓria de uma Península”, e Circolando – Projetos Satélite, com as peças “Soa de Jerimú” e “A Galinha da Minha Vizinha”, de Graça Ochoa, são alguns dos grupos presentes na edição deste ano.

A música será de estilos bem distintos. Começando com o acordeão de João Gentil, passando pelo Rock´N´Roll de uma das emergentes bandas de Coimbra, os Casket Kings, seguido dos frenéticos Mimos Dixie Band, que marcam também presença no cartaz. Dos blues envolventes dos Nobody´s Bizness à música popular, dos mais tradicionais às reinvenções mais modernas de Sabão Macaco e Roncos do Diabo, todos subirão ao palco da vila termal. O fado de Coimbra e de Lisboa em formato clássico é também presença garantida no certame.

Workshops de teatro e dança são igualmente uma aposta neste ano, porque não há melhor maneira de sentir a arte do que experimentá-la. De 21 a 25 de julho, decorrerá a Iniciação ao Teatro com a orientação da atriz Paula Rios. Em agosto, aprende-se Danças de Salão e em setembro a Dança Contemporânea com a bailarina Leonor Barata. Setembro reserva ainda tempo para mais um workshop de teatro com o ator e encenador Ricardo Correia.

O Luso, terra de águas e de nascentes, ganhou importância como estância termal no início do séc. XX. As quintas e os chalets, que ainda hoje ali sobrevivem, são testemunho de uma época áurea do termalismo e que ditou os primeiros passos do turismo e da hotelaria em Portugal. Marcada pelo Modernismo e Art Déco dos anos 30, a vila do Luso adquiriu um charme e “glamour” muito prÓprios, fazendo dela um dos destinos turísticos de excelência do nosso país.

Para mais informações: www.facebook.com/luso3050

(2014-07-08) - Press Release