Ir para o conteúdo principal

Dia Internacional dos Direitos Humanos vai ser assinalado no concelho da Mealhada

05 dezembro, 2008

Dia Internacional dos Direitos Humanos vai ser assinalado no concelho da Mealhada
A Biblioteca Municipal da Mealhada vai comemorar, dia 10 de Dezembro, os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a iniciativa “Todos temos Direitos, todos somos livres”. Uma acção que visa relembrar, junto dos utentes, a importância do usufruto dos dos Direitos Humanos em todo o Mundo. Paralelamente, vão ser desenvolvidas diversas iniciativas ligadas à temática nas aulas das Actividades de Enriquecimento Curricular (AECs).

O dia será integralmente dedicado ao tema da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as actividades propostas são as seguintes.

Biblioteca Municipal da Mealhada
10 de Dezembro
Dia Internacional dos Direitos Humanos
“Todos temos Direitos, todos somos livres”


Pictionary
10h00 às 12h30

A Amnistia Internacional fez uma adaptação aos Direitos Humanos do famoso jogo Pictionary, para que os alunos, neste caso do 2° e 3° ciclo do Ensino Básico, joguem por equipas. O objectivo do jogo é que cada equipa consiga descobrir qual é o Direito Humano ou o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos que o membro do grupo está a desenhar ou a exprimir por mímica num tempo limitado.

PrÓs e Contras
14h00 às 17h00

Visionamento de um filme alusivo à temática dos Direitos Humanos, seguido de um debate, entre professores e alunos, baseado em algumas questões que se destaquem nesse filme. Esta iniciativa é direccionada aos alunos do Ensino Secundário.

Os filmes sugeridos pela Biblioteca Municipal da Mealhada, que serão escolhidos pelos professores, são: “A Lista de Shindler”, “Bowling for Columbine”, “Cidade de Deuz”, “Diamante de Sangue”, “Anne Frank”, “O Fiel Jardineiro”, “O Pianista”, “Erin Brockovich”, “A Vida é Bela”, “Os condenados de Shawshank”, “Tráfico Humano”

Actividades de Enriquecimento Curricular
10 de Dezembro

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Desporto:
Jogo Comemorativo – realização de um jogo comemorativo do Dia Internacional dos Direitos Humanos

Educação Ambiental:
Declaração Universal dos Direitos Humanos – construção de uma Declaração Universal dos Direitos Humanos num formato grande, que deve ser depois colocada num local colectivo da escola.

Música e Inglês:
Jogo da Música – tradução de Inglês para Português de algumas das músicas mais conhecidas que abordam a temática dos Direitos Humanos e reflexão sobre a mensagem dessas músicas






Notícias Relacionadas



Segunda edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada com "palavras para todos" e com os valores de abril
20 março, 2024

Segunda edição do FLIM – Festival ...

A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada realiza-se de 21 a 23 de março com diversas iniciativas, como conferências, feiras do ...
Dia da Mulher celebrado na Mealhada com exposição, workshop, visita guiada e conversas com escritores
29 fevereiro, 2024

Dia da Mulher celebrado na Mealhada com ...

A Câmara da Mealhada vai dinamizar uma série de iniciativas para assinalar o Dia da Mulher, dias 8 e 9 de março. As propostas são uma palestra e ...