Saúde, tranquilidade e bem-estar presentes na 3ªedição do Luso Zen

21 julho, 2014

Saúde, tranquilidade e bem-estar presentes na 3ªedição do Luso Zen
O Luso foi palco, de 18 a 20 de julho, de mais uma edição do festival nacional de meditação e relaxamento, Luso Zen. Três dias dedicados à promoção da saúde e do bem-estar, preenchidos com várias atividades, que levaram mais de 400 pessoas à vila termal. Workshops, palestras, aulas de Yoga e Tai Chi Chuan, Pilates e Qigong, filosofia e ecologia, massagens, uma feira de produtos naturais e um programa de animação noturna, onde a música meditativa, folk e de fusão imperou, foram algumas ofertas do festival. Marco Cruzeiro, da Casa Céu e Terra, que organiza o evento, assume a satisfação por mais uma edição e sublinha que “este ano notou-se um aumento significativo na adesão de participantes. Ainda não sei ao certo, mas seguramente 500 pessoas marcaram presença ao longo dos quase três dias de evento”.

No magnífico cenário natural do Parque do Lago no Luso, com o verde, as aves e a água a dominarem a paisagem, realizou-se ao longo de três dias mais uma edição do Luso Zen. O evento organizado pela Casa Céu e Terra, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia do Luso, que é dedicado à meditação e ao relaxamento, à partilha e promoção de uma perspetiva de vida integral do ser humano assente nos princípios orientadores da relação da pessoa consigo mesma, com os outros, com a natureza e com todos os seres vivos que a compõem. Corpo, mente, espírito e a crença numa vida melhor foram, uma vez mais, as máximas deste evento, que trouxe ao Luso cerca de 500 pessoas, de várias idades e de todas as partes do país, nos dias 18,19 e 20 de julho.

Foram várias atividades que decorreram ao longo do fim de semana do festival, tendo sido o ponto alto o concerto da Banda Yemadas no encerramento do certame. “Este ano correu muito bem!”. Quem o afirma é Marco Cruzeiro, responsável pelo evento, que explica que “este é um festival que tem de viver de várias coisas, não apenas da música, mas também da espiritualidade. Tem um formato prÓprio, não pretende ser uma cÓpia de festivais já existentes, começa por ser um espaço de culto à espiritualidade”. O promotor sublinha que para a edição do prÓximo ano (mantendo-se os apoios para a sua realização), pode haver uma aproximação daquilo que são as atividades de dança/música das de meditação, de maneira a torná-lo mais dinâmico e atrativo para um público mais vasto.

“Este evento é extremamente importante para o Luso e para o concelho. Além de dinamizar a economia local (o parque de campismo esgotou a sua lotação), é também uma oportunidade de trazer às ruas do Luso um público diferente. A grande maioria, se não todas, as pessoas que participaram no festival vieram de fora do concelho”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte. O autarca conclui, realçando que “é de reconhecido interesse que o Luso Zen se mantenha para o ano”. “é um evento que pretendemos acarinhar e apoiar”, salientou ainda o autarca.

Marco Cruzeiro já tem ideias bem definidas para o futuro. “Queremos manter a linha orientadora das terapias e das técnicas de relaxamento porque foi assim que o projeto começou e é assim que se pretende que continue. Embora esta seja a `terra do leitão´, pretendemos incutir nas pessoas o hábito da comida saudável vegetariana”. O promotor e professor em algumas atividades do evento não tem dúvidas: “Para o ano o evento é para continuar mantendo-se os apoios que temos tido”. “Temos de conseguir trabalhar para arranjar estratégias para melhorar o evento. Por exemplo, no futuro prÓximo, o Luso pode ficar conhecido para além da água e do verde, quem sabe também pela terra das comidas vegetarianas; podemos explorar uma feira gastronÓmica vegetariana”, acrescentou. Marco Cruzeiro aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem à população da vila do Luso que, segundo diz, acolheu muito bem o festival e os seus visitantes. Agradeceu, igualmente, às instituições envolvidas no apoio ao evento.

Mais informações sobre o festival estão disponíveis em: http://www.lusozen.com/

(2014-07-21) - Press Release

luso zen desporto