Ir para o conteúdo principal

Comemorações do 3° aniversário BRIGHT

08 setembro, 2014

Comemorações do 3° aniversário BRIGHT

O 3.º aniversário do Projeto BRIGHT -Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, projeto que teve início em setembro de 2011, foi assinalado com uma ação simbólica de controlo de tintureira (Phytolacca americana).

A ação contou com a presença dos 3 parceiros do projeto, o recém indigitado Presidente da Fundação Mata do Buçaco, F.P., Engº António Gravato, o Presidente do Município de Mealhada, Dr. Rui Marqueiro, acompanhado pelo Vice Presidente do Município, Dr. Guilherme Duarte e ainda Dr. André Aguiar, investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

A ação foi levada a cabo pelos técnicos e operacionais da Fundação Mata do Buçaco, F.P., com o intuito de controlar a espécie no espaço intramuros mas também como forma de sensibilização da população local e visitantes para a problemática das espécies invasoras. Numa fase em que os trabalhos de controlo sobre espécies mais agressivas da Mata Nacional do Buçaco abrangem, no total, mais de 26 hectares, a Fundação Mata Buçaco associou à celebração simbólica do 3º aniversário do Projeto BRIGHT uma ação de controlo de tintureira (Phytolacca americana), espécie nativa da América do Norte. Esta apresenta na Mata do Buçaco um comportamento invasor que se agravou com as perturbações causadas pelas tempestades. A degradação ecológica causada pela excessiva ocupação desta espécie impede uma harmoniosa recuperação da floresta.

Sendo norteada por objetivos preventivos, de conservação do adernal, mas também de integração paisagística pela recuperação do arboreto, a intervenção tem em conta o contexto histórico da Mata e também a sua estrutura. As áreas intervencionadas serão assim alvo de ações de reflorestação com espécies propagadas nos viveiros da Mata ,recuperados através do projeto BRIGHT, em época propícia, potenciando assim a sua mais rápida recuperação.






Tags


buçaco bright 



Notícias Relacionadas